Palestra sobre Qualidade de Vida

Na última sexta-feira,13 foi realizada a palestra sobre Qualidade de Vida no auditório do Hospital Dom Alvarenga com a profissional Rosana Manzotti.

“A qualidade de vida começa em mim”, foi com essa frase que Rosana iniciou o bate-papo, ela ressaltou que não é possível obter qualidade de vida sem vontade própria e bons hábitos. “Nós nos boicotamos o tempo inteiro, deixando as coisas saudáveis e a qualidade de vida para depois, simples mudanças podem fazer a diferença”.

Na busca por uma vida mais saudável, Rosana apresentou aos nossos colaboradores os três pilares do autocuidado: atividades físicas, alimentação e sono.

De acordo com a OMS são necessários apenas 30 minutos por dia de atividades físicas, seja fazer uma simples caminhada, jogar futebol ou nadar, tudo vale. Os benefícios para a nossa saúde são enormes: mais disposição para as atividades no dia a dia, menor nível de estresse, prevenção de doenças, maior flexibilidade e condicionamento físico. “O difícil é começar, mas nunca é tarde para iniciar o processo de busca pela longevidade saudável e mais feliz”, disse Rosana.

A alimentação é o grande vilão da qualidade de vida, em pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde, nos últimos dez anos a obesidade aumentou cerca de 60%. Diversos fatores contribuem para esse número, de acordo com Rosana o ritmo de vida agitado das pessoas, o hábito de comerem rápido e a atenção voltada ao celular podem influenciar negativamente. A profissional reforça a importância do consumo de frutas, verduras e legumes, e alerta para o consumo diário de alimentos gordurosos e ultra processados “tudo com limite é saudável”, destaca.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o sono tem papel relevante na busca pela qualidade de vida. Uma noite mal dormida pode influenciar no aparecimento de doenças como a obesidade, mal humor e cansaço. É importante dormir de 6 a 8 horas por noite e manter o sono em dia.

Rosana finaliza dando dicas de como começar a adquiri novos hábitos: vontade, disciplina e persistência. De acordo com ela é muito importante encontrar uma motivação para seguir no caminho saudável, fazer um planejamento e estipular uma meta. “É possível perder dez anos da vida com hábitos ruins, mas é possível ganhar dez anos com hábitos saudáveis”.