Bispo Dom Antônio Candido de Alvarenga

Dom Antônio Candido de Alvarenga (São Paulo, 22 de abril de 1836 – 01 de abril de 1903) era filho do casal Tomé de Alvarenga e Josefina Maria das Dores de Alvarenga. Começou a se preparar para o sacerdócio aos 12 anos de idade, sendo admitido também no coro da Catedral da Sé. Estudou teologia, moral e dogmática, além de outras matérias teológicas na Catedral. Ele foi ordenado sacerdote no dia 25 de março de 1860, na cidade de Itu.

Dom Alvarenga trabalhou no interior de São Paulo nas paróquias de Taubaté (1865), Santa Branca (1868 a 1870) e Mogi das Cruzes (1870 a 1876). Foi nomeado Bispo do Maranhão, onde exerceu essa função por 20 anos. Em 1899 tornou-se Bispo de São Paulo; naquele mesmo ano, a cidade de Sorocaba foi assolada por uma epidemia de febre amarela. Apesar da idade e de seu precário estado de saúde, o novo bispo de São Paulo seguiu viagem para aquela cidade interiorana, a fim de acudir pessoalmente as vítimas da epidemia, visitando, confortando e ministrando aos enfermos os últimos sacramentos, zelando, portanto, pelos carentes e enfermos, sobretudo as crianças.

A pedido do Conde José Vicente de Azevedo, que era seu amigo e admirador, a Direção nomeou, em 1937, o seu Hospital como “Hospital Dom Antônio Candido de Alvarenga”.

 

 

 

Fontes:
ABENSENA – Atas da Diretoria, 2001.
FRANCESCHINI, Maria Angelina Vicente de Azevedo. Conde José Vicente de Azevedo: sua vida e sua obra. São Paulo: 1996. Ed. Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.
MUSEU VICENTE DE AZEVEDO. Arquivo documental, hemeroteca e acervo bibliográfico.
WEBSITE:
– Augusto Gomes de Mattos (1899 – 1978). Disponível em: <https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/augusto-gomes-de-mattos/>. Acesso em: 01 de setembro de 2020.