Maria Carmelita Vicente de Azevedo Barboza de Oliveira

Maria Carmelita Vicente de Azevedo Barboza de Oliveira (São Paulo, 20/07/1889, 21/05/1983) era filha do casal Conde e Condessa Vicente de Azevedo. Casou-se em 22 de abril de 1914 com o Dr. José Luiz Barboza de Oliveira. Em 1931 convidou o Dr. Augusto Gomes de Mattos para, em uma garagem emprestada pelo padre da paróquia de São José, na rua Cisplatina nº 7, montar um singelo consultório.

Assim nasceu a Clínica Infantil do Ipiranga, atual Hospital Dom Alvarenga. As dependências eram “uma sala de espera e um acanhado consultório onde apareciam desconfiadas, algumas raras mães, em busca de socorro para os seus filhos…” (Relatório da Clínica Infantil do Ipiranga em 1951, COLEÇÃO CLIPPING DO MUSEU JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO). Em 28 de setembro de 1938 foi lançada a pedra fundamental da sede própria, em um terreno de 50.000 metros quadrados, na Avenida Nazaré doado por seus pais, a seu pedido, para a expansão daquela obra de caridade.

Na Clínica Infantil Dona Maria Carmelita ocupou quase todos os cargos eletivos: presidente, vice-presidente, secretária e diretora. Ao longo de sua vida, trabalhou incansavelmente para a manutenção e ampliação dos serviços e ampliação dos pavilhões do Hospital. Para isto promovia chás, desfiles, bazares, exposições e outros eventos beneficentes para arrecadar fundos. Quando, em fins de 1957, por razões de saúde, voluntariamente deixou a presidência executiva, foi-lhe outorgado o título vitalício de Presidente Emérita.

 

 

 

 

Fontes:
ABENSENA – Atas da Diretoria, 2001.
FRANCESCHINI, Maria Angelina Vicente de Azevedo. Conde José Vicente de Azevedo: sua vida e sua obra. São Paulo: 1996. Ed. Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.
MUSEU VICENTE DE AZEVEDO. Arquivo documental, hemeroteca e acervo bibliográfico.
WEBSITE:
– Augusto Gomes de Mattos (1899 – 1978). Disponível em: <https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/augusto-gomes-de-mattos/>. Acesso em: 01 de setembro de 2020.