BIÓPSIA DE PRÓSTATA
- Preparo para o exame
− Jejum obrigatório de 8 horas.
− Anticoagulantes (ex: Marevan, Coumadin) e antiagregantes plaquetários (ex: ASS, Melhoral, Bufferin, Clopidogrel/ Plavix, Ticlopidina/ Ticlid e gingko biloba) devem ser suspensos por 7 dias antes do exame, sob a supervisão do (a) médico (a) solicitante.
− Chegar 01 hora antes do horário agendado para a realização do procedimento com o objetivo de abertura da ficha e para iniciar a antibioticoprofilaxia.
− O exame exige o uso de antibiótico profilático e para tal utilizaremos Ciprofloxacino 01g administrado por via oral, 1 hora antes de biópsia, medicamento prescrito e fornecido no próprio hospital.
− Caso o médico que solicitou o exame tenha prescrito outro esquema de antibiótico profilático ou exista histórico de reação adversa ao uso de Ciprofloxacino, o paciente precisa entrar em contato com a unidade realizadora.
− O paciente deve apresentar resultados dos exames anteriores relacionados à proposta (ex: USG, PSA), bem como coagulograma recente (realizados nos últimos 60 dias).
Acompanhante:
É necessário a presença de um acompanhante, que deverá permanecer no local até o final do exame.
Orientações pós biópsia de próstata:
− Não dirigir por 2 dias.
− Repouso no dia do exame.
− Evitar esforço físico por 7 dias. Ex: Jogar futebol, pegar peso, andar de bicicleta, fazer caminhada por tempo prolongado.
− Pausa sexual por 07 dias.
− Presença de sangue nas fezes, urina e no esperma poderá ocorrer por até 07 dias após a realização da biópsia.
− Em caso de febre (temperatura corporal acima de 37,8 graus), calafrios, dor intensa e sangramento em grande quantidade, dirigir-se ao pronto-socorro
– Alimentação normal, sendo conveniente boa ingesta de líquidos.
- Prazo de entrega para o resultado do exame
7 dias úteis