Warning: Undefined array key 0 in /home/alvarenga-prd/public_html/wp-content/themes/pulso-engine-branding-2.0.5/single-acontece_alvarenga.php on line 44

Warning: Attempt to read property "slug" on null in /home/alvarenga-prd/public_html/wp-content/themes/pulso-engine-branding-2.0.5/single-acontece_alvarenga.php on line 44
Voltar

Adeus à Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida

É com imenso pesar que o Hospital Dom Alvarenga comunica o falecimento da Sra. Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, aos 99 anos.

Maria Gabriela nasceu na colina do Ipiranga, em 08 de setembro de 1922, filha do maestro e comendador Furio Franceschini e de Maria Angelina de Vicente Azevedo Franceschini. Era neta do Conde José Vicente de Azevedo, benemérito do Hospital Dom Alvarenga. Viúva do engenheiro João Baptista Vaz de Almeida, deixa uma filha, Maria Elisa, e uma neta, Ilana.

Construiu toda a sua vida no bairro em que nasceu e trilhou uma história de realizações beneméritas, com determinação e fé cristã.

Formada em Magistério pelo Colégio Sion e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FAI (Faculdade Associadas do Ipiranga). Lecionou biologia educacional durante 30 anos no Colégio Estadual Alexandre de Gusmão.

Na Clínica Infantil do Ipiranga, atuou como secretária do Dr. Augusto Gomes de Matos, cofundador e diretor da entidade. Para melhorar o desempenho de suas funções Maria Gabriela voltou a estudar aos 75 anos: fez pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP).

Como Associada da Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré foi Presidente da Assembleia. Por mais de 60 anos, trabalhou voluntariamente no Hospital Dom Alvarenga, antiga Clínica Infantil do Ipiranga, sendo eleita Diretora-Geral em 1998. A partir de 2016, assumiu o cargo de Vice-Diretora-Geral, no qual permaneceu até 2021.

Integrou o Conselho da FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga por mais de 50 anos e exerceu o cargo de Presidente, de 2000 a 2018, sendo em seguida agraciada com o título de Presidente de Honra. Foi uma grande colaboradora e realizadora do Museu Vicente de Azevedo, sendo responsável pelo completo estudo de genealogia do casal Vicente de Azevedo.

Maria Gabriela era incansável. Antes da pandemia, realizava suas atividades presencialmente no Hospital Dom Alvarenga, sempre prezando pelo crescimento e bom funcionamento das atividades na Instituição.

O Hospital Dom Alvarenga agradece ao imenso trabalho realizado e a admirável dedicação da Sra. Maria Gabriela. Seguiremos juntos na nossa missão de salvar vidas.

Lamentamos com profunda tristeza a perda irreparável da Sra. Maria Gabriela e nos unimos aos familiares e amigos nesse momento de dor.

Informações do velório e sepultamento:

O velório será nesta quinta-feira (17), a partir das 9h, no Cemitério do Santíssimo Sacramento, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 1.200, Sumaré. Haverá uma missa de corpo presente às 11h30. O sepultamento será às 12h no mesmo local.

 

Publicado em: 16 de março de 2022

Outras notícias

Aulas de Educação Médica ContinuadaLeia mais

Paciente recebe alta após mais de 100 dias internadaLeia mais

Participe da nossa Pesquisa de SatisfaçãoLeia mais