Voltar

Dia Nacional da Segurança do Paciente

A celebração do Dia Nacional da Segurança do Paciente, possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a prática da segurança do paciente, em profissionais e ambientes de assistência à saúde. Os incidentes e eventos adversos, associados ao cuidado em saúde, infelizmente ainda representa uma alta taxa de morbimortalidade em todo o mundo.

No Hospital Dom Alvarenga a Cultura de Segurança do Paciente é considerada um importante componente estrutural que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos (danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência prestada).

No ano de 2022 foi trabalhado ações para o fortalecimento da segurança do paciente, veja algumas:

– Campanhas de Segurança do Paciente (Ligue os Pontos, Big Fone e Anjo da Segurança);
– Processo educativo sobre incidentes (treinamento na plataforma Medportal);
– Promoção da Semana de Segurança do Paciente, com diversas palestras e com a comemoração do dia internacional da “Segurança do Paciente”;
– Revisão e amadurecimento dos protocolos associados à Segurança do Paciente;
– Núcleo de Segurança ativo, com acompanhamento dos incidentes e promoção de ações de melhoria junto as áreas.

Como resultado, após aplicação da pesquisa de Cultura da Segurança, a instituição obteve um saldo positivo dos pilares de segurança, de 70% para 80%. E nesse ano de 2023, seguiremos com mais ações para o fortalecimento desses pilares de Segurança do Paciente.

O Hospital Dom Alvarenga dedica-se para manter os processos de melhoria visando uma assistência segura, centrada e humanizada.

Publicado em: 31 de março de 2023

Outras notícias

Aulas de Educação Médica ContinuadaLeia mais

Paciente recebe alta após mais de 100 dias internadaLeia mais

Participe da nossa Pesquisa de SatisfaçãoLeia mais