Voltar

Dom Alvarenga alcança mais de meio ano sem casos de broncoaspiração

O Hospital Dom Alvarenga alcançou mais uma conquista para ser celebrada.

Segundo levantamento interno realizado recentemente, a instituição está há mais de 6 meses sem registrar casos de broncoaspiração entre os pacientes nas Unidades de Internação. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), não há registros da complicação há mais de 7 meses.

O Hospital se orgulha em manter um gerenciamento exemplar de seu protocolo de prevenção da broncoaspiração, pautado na instauração de estratégias e ações multiprofissionais. A prevenção e mitigação de riscos constituem alguns dos nossos principais objetivos no cuidado ao paciente.

Nosso protocolo envolve a atuação de diversas equipes para ser bem-sucedido, entre elas: Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), corpo clínico, enfermagem, fisioterapia, gestores assistenciais e do núcleo de segurança do paciente.

No Hospital Dom Alvarenga a Cultura de Segurança do Paciente é considerada um importante componente estrutural que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos. Essa conquista é resultado do esforço de todas essas equipes que se dedicam diariamente em promover a saúde e bem-estar a nossos pacientes.

Saiba mais sobre a broncoaspiração

A broncoaspiração é considerada um dos principais indicadores de disfagia e o mais preocupante. Ela ocorre pela entrada de conteúdo alimentar ou saliva nas vias aéreas inferiores, podendo desencadear complicações que contribuem para o aumento significante das taxas de morbidade e mortalidade dos pacientes.

No Brasil, ela lidera o quarto lugar referente à causa da hospitalização, sendo os idosos mais acometidos, devido à incidência aumentada de disfagia e refluxo gastroesofágico nesta faixa etária.

Publicado em: 9 de novembro de 2023

Outras notícias

Aulas de Educação Médica ContinuadaLeia mais

Paciente recebe alta após mais de 100 dias internadaLeia mais

Participe da nossa Pesquisa de SatisfaçãoLeia mais