Voltar

Exposição Novo Olhar: valorizando a terceira idade e resgatando a autoestima

 

Sabemos que o período da internação é um momento delicado que exige resiliência, paciência e abdicação de muitas coisas. Com o objetivo de tornar esse momento mais feliz e de valorizar o paciente idoso, na segunda semana de janeiro, a Comissão de Humanização convidou a fotógrafa voluntária, Vanessa Imajó, para realizar um ensaio fotográfico dos pacientes internados no Hospital Dom Alvarenga.

Antes das fotos, por meio de uma parceria com a consultora da Mary Kay, Christiane Mendonça, os pacientes ganharam uma sessão de beleza com aplicação de maquiagem, onde foi possível perceber a elevação da autoestima no olhar e expressão de cada um. No próprio leito ou nos jardins internos, foi possível captar fotos dos pacientes como uma forma de valorizá-los e de proporcionar momentos de alegria e descontração.

A Comissão de Humanização convida você para prestigiar a inauguração da exposição Novo Olhar. A exibição conta com as fotos tiradas durante esse período e apresenta uma reflexão sobre a importância de acolher o paciente de maneira humanizada.

Data de início: 14 de fevereiro, sexta-feira

Horário: a partir das 10h00

Locais: Recepção do Ambulatório e do Pronto Socorro

Duração: três meses

“Além de fotógrafa, sou farmacêutica especialista em saúde do idoso. Neste contexto, participar voluntariamente do projeto Novo Olhar se tornou ainda mais satisfatório e especial. Acredito que a fotografia pode ser uma ferramenta de trabalho em qualquer ambiente de cuidado à pessoa idosa. Percebi com o projeto que a fotografia estimulou o vínculo, a autonomia, as emoções, a confiança, a criatividade e propiciou o fortalecimento da identidade. Eles se sentiram valorizados, reconhecidos e acolhidos. Agradeço a oportunidade e confiança de toda a equipe idealizadora do projeto e a todos que contribuíram”, Vanessa Imajó, fotógrafa voluntária

 

Publicado em: 3 de fevereiro de 2020

Outras notícias

Aulas de Educação Médica ContinuadaLeia mais

Paciente recebe alta após mais de 100 dias internadaLeia mais

Participe da nossa Pesquisa de SatisfaçãoLeia mais