Voltar

Um ano sem extubação acidental

O Hospital Dom Alvarenga atingiu a marca de um ano sem apresentar extubação acidental, evidenciada pelos resultados de nossos indicadores. Parabenizamos as equipes multiprofissionais da Unidade de Terapia Intensiva, que se dedicam ao atendimento centrado nos pacientes, com foco nas melhores práticas e promoção da qualidade de vida.

A extubação acidental ou não planejada é entendida como a retirada inadvertida e não intencional do dispositivo ventilatório (tubo ou cânula orotraqueal), caracterizada como um evento adverso que é evitável, porém quando ocorre ocasiona aumento da morbidade e mortalidade. Quando uma extubação acidental ocorre, há consequências para o paciente em diversos aspectos, como o aumento do tempo de ventilação mecânica, que gera maior tempo de internação e, consequentemente, aumenta o risco de hipoxemia, atelectasia, pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV), lesão em vias aéreas, instabilidade hemodinâmica, parada cardíaca e até a morte.

A segurança do paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva retrata um cenário desafiador para a equipe multiprofissional, que se dedica à adoção de medidas que minimizem os eventos adversos e potencializem os desfechos favoráveis. Por meio de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvido por metodologia Ciclo do PDSA (Plan/Planejar, Do/Fazer, Study/Estudar e Action/Agir), foram identificados os fatores determinantes do problema, possibilitando o desenvolvimento de ações em conjunto com as gestões para melhoria associada à segurança do paciente. Essas ações estão relacionadas ao: controle do delirium, mudança e padronização do fixador de cânula orotraqueal e auditoria interna diária.

A educação continuada, os cuidados prestados pela equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva e o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente do Hospital Dom Alvarenga resultaram em demonstrou uma evolução na qualidade da atenção à saúde prestada, como mostra nosso indicador de Taxa de Extubação Acidental na Unidade de Terapia Intensiva Adulto.

Os aprimoramentos, que frequentemente atingimos, nos propulsionam a cada vez mais alcançar metas mais desafiadoras, com o foco nas pessoas envolvidas, sejam elas nossos pacientes, acompanhantes, colaboradores ou prestadores.

Equipe da UTI do Hospital Dom Alvarenga

Publicado em: 27 de julho de 2023

Outras notícias

Nova lei garante acompanhante à mulher em atendimentosLeia mais

Dom Alvarenga alcança mais de meio ano sem casos de broncoaspiraçãoLeia mais

Nova parceria: Plan-AssisteLeia mais