Voltar

Você sabe o que é PAV?

O Dom Alvarenga alcançou a meta ZERO casos de PAV em sua UTI.

A prevenção da pneumonia associada a ventilação mecânica, também conhecida como PAV, é uma meta assistencial perseguida intensamente em todas as Unidades de Terapia Intensiva do Brasil e do mundo, sendo uma das infecções associadas à assistência em saúde mais temíveis. Ela ocorre em pacientes que permanecem, pelo menos, 48h sob intubação orotraqueal, ou seja, pacientes intubados.

Pelo fato de existirem medidas comprovadas e eficazes de prevenção, desde 2008, os Centros de Serviços do Medicare e Medicaid (os sistemas que mais se assemelham aos planos de saúde brasileiros), nos Estados Unidos da América, consideram esta e algumas outras infecções intra-hospitalares como preveníveis e, portanto, inadmissíveis. É o que nós do Hospital Dom Alvarenga também pensamos.

Nosso esforço como Instituição Hospitalar no cuidado com o paciente, trouxe frutos muito relevantes: alcançamos a meta de ZERO casos de PAV em nossa UTI, por 6 meses consecutivos. É metade de um ano sem nenhum caso de PAV no Hospital.

Ações desenvolvidas pelo time multidisciplinar da UTI, com a participação das equipes de Fisioterapia, Médicos, Equipes de Enfermagem, Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, Odontologia Hospitalar, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, Diretoria Técnica e Qualidade, garantiram o objetivo alcançado.

Veja as principais medidas de prevenção que adotamos nas imagens abaixo.

 

Com intenso trabalho das equipes, apoio da alta direção e foco no paciente, alcançamos esta meta ousada e restrita a poucos grandes centros hospitalares do Brasil e do Mundo.

Parabenizamos as equipes do Hospital Dom Alvarenga por mais esta conquista!

Publicado em: 19 de abril de 2023

Outras notícias

Aulas de Educação Médica ContinuadaLeia mais

Paciente recebe alta após mais de 100 dias internadaLeia mais

Participe da nossa Pesquisa de SatisfaçãoLeia mais