Voltar

6 dicas para cuidar da saúde ocular no verão

O verão é sem dúvidas a estação mais querida pelas pessoas, pois somado ao calor estão as férias e os momentos de lazer e descanso. Mas alguns cuidados precisam ser redobrados durante a estação, inclusive com a saúde ocular.

O calor e a umidade, provocados pela estação, contribuem para a proliferação de vírus e bactérias, colaborando para o aparecimento de doenças, como a conjuntivite. Além disso, a maior incidência de raios solares pode provocar fotofobia e desconforto ocular.

A equipe de Oftalmologia do Hospital Dom Alvarenga listou seis dicas para cuidar da saúde ocular no verão. Confira:

1. Use óculos escuros:

O uso de óculos escuros, com proteção ultravioleta, protege a córnea de danos provocados pela exposição aos raios solares, além disso retarda o envelhecimento das células dos olhos. Seu uso é obrigatório no verão.

2. Cuidado ao mergulhar:

A água do mar pode danificar e irritar a córnea, provocando sensibilidade e ardor. O cloro da piscina também traz malefícios aos olhos, como vermelhidão, ardência e coceira. Evite abrir os olhos quando estiver embaixo d’água e se necessário utilize óculos específicos para natação.

3. Atenção ao aplicar o protetor solar:

O protetor solar é de extrema importância, mas é preciso tomar cuidado ao aplica-lo, evitando que ele entre nos olhos, pois pode ocasionar irritação química. Prefira produtos que sejam para uso facial e não saiam na água.

4. Previna a conjuntivite:

No verão os casos de conjuntivite aumentam consideravelmente, por isso é muito importante evitar o compartilhamento de objetos, como óculos de sol, toalhas, roupas de cama e objetos pessoais.

5. Cuide das lentes de contato:

É preciso manter as lentes de contato sempre higienizadas e lubrificadas, além de retira-las sempre que for mergulhar no mar ou em piscinas, se não for possível utilize óculos específicos para a natação.

6. Consulte um Oftalmologista:

Mesmo durante o período de férias é essencial consultar um especialista, especialmente se houver desconforto ou irritações nos olhos.

 

A visão é uma parte muito sensível do corpo e precisa de cuidados constantes. Consulte um oftalmologista regularmente. A equipe do Hospital Dom Alvarenga está preparada para atender você.

Fonte: Equipe Dom Oftalmologia, equipe de Oftalmologia do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 22 de novembro de 2021

Outras notícias

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais

Hospital Dom Alvarenga garante segurança dos pacientes com geradores Cat®Leia mais