Voltar

A artroplastia pode ser a saída para suas dores

A artroplastia é um procedimento cirúrgico realizado para substituir uma articulação danificada ou desgastada por uma prótese. Quando as dores articulares não têm fim e impedem as atividades diárias, mesmo após diversos tratamentos, é a artroplastia que pode devolver o conforto e a qualidade de vida ao paciente. Ela é normalmente usada para tratar condições como a osteoartrose, artrite reumatoide, lesões articulares traumáticas e outras doenças articulares degenerativas.

“O procedimento é indicado somente em pacientes com grandes limitações, em situações mais avançadas da doença, nas quais o tratamento convencional não está funcionando”, explica o Dr. William Martins, ortopedista do Hospital Dom Alvarenga.

A cirurgia consiste na colocação de uma prótese articulada que tem o objetivo de restaurar a função e o alinhamento adequado da articulação. A artroplastia pode ser realizada em várias articulações do corpo e as mais comuns são joelho e quadril, mas também pode ser realizada no ombro e articulações menores como os dedos das mãos.

A tecnologia das próteses avançou muito nos últimos anos e os implantes estão mais funcionais e com maior durabilidade. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, e a escolha de qual prótese será usada é baseada na avaliação médica do quadro geral do paciente, considerando, por exemplo, a gravidade da lesão, a necessidade de implantação parcial ou total e o dia a dia do paciente. Entre os materiais utilizados estão o metal, o polietileno e a cerâmica, podendo ser combinados entre si.

Embora o nome pareça ser complicado, o procedimento em si não é. No joelho, por exemplo, pode ser realizado de forma minimamente invasiva. A definição da técnica utilizada na cirurgia é definida pelo médico e sua equipe, mediante vários critérios pré-estabelecidos, visando o bem-estar do paciente.

O Dr. William incentiva os pacientes a pensarem positivo. “O pós-operatório requer tempo e paciência, serão seguidas algumas etapas desde o término da cirurgia até a alta hospitalar, com a continuação do tratamento em casa e sempre com acompanhamento médico. Por isso, é muito importante que o paciente siga as orientações e mantenha-se firme na recuperação, pois os resultados são extremamente positivos a longo prazo”.

Assim como todas as cirurgias, a artroplastia apresenta riscos, pois o paciente precisa ser internado e anestesiado, mas com o preparo clínico correto, a cirurgia é bem segura.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em ortopedia, desde o pronto-socorro até procedimentos cirúrgicos, e conta com uma estrutura-médico hospitalar segura e confortável, reconhecida com excelência pela ONA.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas. Clique aqui.

Fonte: Dr. William Martins – CRM 87860/RQE 82337, ortopedista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 22 de janeiro de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais