Voltar

A toxina botulínica e suas diversas indicações

A aplicação da toxina botulínica tem crescido sua popularidade nos últimos anos, no campo do tratamento cosmético e antienvelhecimento (ou anti-aging).

Mas você sabia que a toxina botulínica é, também, muito eficaz para tratamento de algumas outras doenças?

Além da prevenção e amenização de rugas e linhas de expressão com objetivo estético, a toxina é uma ferramenta essencial no tratamento de outras condições de grande impacto na qualidade de vida da população. Dentre elas, citamos, principalmente, doenças neurológicas como:

Distonias: como a distonia cervical e distonia do músico.
Câimbra do escrivão: ocorre alteração na caligrafia quando submetido a escrita.
Espasmo facial: são contrações involuntárias e intermitentes dos músculos de um lado da face.
Blefaroespasmo: leva ao fechamento involuntário dos olhos.

Além de todas as indicações citadas, duas outras condições médicas podem ser tratadas eficientemente com esta técnica: a Hiperhidrose e a Hipersalivação (principalmente relacionada a quadros de demência). Nestas situações, o medicamento atua em glândulas, diminuindo sua secreção de suor e de saliva, respectivamente.

Agora vamos entender um pouco mais sobre a toxina em si e sua história dentro da área médica?

Toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. O primeiro contato desta toxina com a população ocorreu com os surtos de botulismo, que aconteceram de forma endêmica na Europa, nos séculos dezessete e dezoito.

O Botulismo é caraterizado por: boca seca, aumento do tamanho pupilar, paralisia dos músculos cranianos e progressão em direção aos músculos de membros inferiores. Acomete músculos respiratórios e pode ser fatal sem tratamento. Paradoxalmente, a doença permitiu estudar melhor os efeitos da toxina produzida pela bactéria e, posteriormente, indicar seu uso para tratamento de outras condições, algo que é muito comum na medicina.

A toxina botulínica é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (como pés de galinha), região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela). Além disso, também é uma ferramenta essencial no tratamento de diversas doenças neurológicas.

“A toxina botulínica leva ao enfraquecimento muscular nos músculos aplicados, ou seja, ela reduz a contração muscular do local aplicado, atuando como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas”, explica o médico neurologista, do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE 98601.

Dentro das condições neurológicas citadas, o tratamento tem sua indicação aprovada pelos especialistas. “O tratamento envolve injeção em quantidades pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los. A terapia atual é tolerável, rápida e com mínima recuperação. No entanto, a toxina botulínica deve ser recomendada por um profissional especializado, que após avaliação irá direcionar o tratamento adequado para cada caso”, comenta o Dr. Guilherme Baldivia.

O Hospital Dom Alvarenga realiza procedimentos com toxina botulínica, mediante consulta ambulatorial com médico especialista, e está preparado para cuidar de você com uma equipe multidisciplinar.

Agende sua consulta online, no link: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/

Fonte: Dr. Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE 98601, Neurologista do Hospital Dom Alvarenga.

 

Originalmente publicado em: 6 de março de 2023 às 16:08, atualizado em 21 de dezembro de 2023.

Publicado em: 23 de maio de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais