Voltar

Opção terapêutica para enxaquecas

A enxaqueca é uma condição debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma dor de cabeça intensa e recorrente que pode durar horas ou até mesmo dias, e muitas vezes é acompanhada de outros sintomas, como náuseas, sensibilidade à luz e ao som. Há diversas opções terapêuticas não medicamentosas, medicamentosas, e outras, como a toxina botulínica.

O tratamento consiste na aplicação de injeções de toxina botulínica para paralisar temporariamente os músculos. Embora seja mais conhecido por seus benefícios estéticos, ele também é usado para tratar uma variedade de condições médicas, incluindo a enxaqueca crônica, distonia, blefaroespasmo e espasmo hemifacial.

A enxaqueca crônica é definida como dor de cabeça recorrente por pelo menos 15 dias por mês, durante três meses ou mais. A toxina só tem indicação para enxaqueca crônica, para outros tipos o tratamento não é indicado e não é eficaz. É importante notar que a aplicação nesses casos é para o alívio dos sintomas.

Ela funciona bloqueando os sinais nervosos que causam a dor de cabeça, reduzindo a tensão muscular e ajudando a relaxar os músculos da cabeça e do pescoço.

Os benefícios para enxaqueca são: reduzir a frequência e a intensidade das enxaquecas em até 50%; pode ajudar a diminuir a necessidade de medicação para enxaqueca; e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa condição. Geralmente, é bem tolerado e com poucos efeitos colaterais, contudo pode haver dor no local da injeção.

Em casos de enxaqueca crônica sem melhora no quadro, a aplicação de toxina botulínica pode ser uma opção. Lembre-se de falar com seu médico sobre todas as opções de tratamento disponíveis.

O Hospital Dom Alvarenga está preparado para atender você, com uma equipe multidisciplinar completa. Não deixe de cuidar da sua saúde.

Agende sua consulta online: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/

 

Fonte: Dr. Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE 98601, neurologista do Hospital Dom Alvarenga.

 

Originalmente publicado em: 12 de junho de 2023 às 13:14, atualizado em 21 de dezembro de 2023.

Publicado em: 12 de junho de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais