Voltar

Aproveite o verão com saúde

A estação mais quente do ano chegou! Apesar de oficialmente o verão começar no próximo dia 21, já temos dias mais longos e quentes e já dá vontade de passar mais tempo ao ar livre e se expor ao sol. No entanto, a exposição solar desprotegida é a principal causa de câncer de pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil. Por isso, em dezembro realizamos o mês de prevenção ao câncer de pele, o dezembro laranja. A dermatologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Bárbara Milan, traz algumas dicas para aproveitar o verão com saúde.

1. Hidratação já!
Aquela velha recomendação de beber água todos os dias é ainda mais importante no verão. Nos dias mais quentes nosso corpo acaba perdendo mais liquido e sais minerais, por isso se manter hidratado é essencial. Além da água, abuse de sucos naturais, chás gelados e água de coco.

2. Alimente-se bem
A alimentação saudável deve estar presente o ano inteiro, mas no verão o ideal é se alimentar com comidas leves, como saladas, cereais, carnes brancas e frutas frescas. Fique atento à validade e armazenamento dos produtos, pois nessa época do ano a intoxicação alimentar é muito mais comum.

3. Se exponha ao sol, mas não se queime
O sol é o grande causador do câncer de pele e para prevenir essa doença é fundamental a proteção solar! Você deve evitar a exposição solar das 10 às 16h, aplicar um protetor solar, pelo menos fator 50, de 3 em 3 horas e abusar dos acessórios que te auxiliam nessa proteção, como chapéus, óculos de sol com lentes UV adequadas e roupas compridas, especialmente aquelas que já têm proteção UV.

4. Cuide-se da COVID-19
A proteção contra o novo coronavírus não pode parar. Não se esqueça de higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool gel, evitar aglomerações e utilizar máscaras sempre que precisar sair. Além disso, respeite as orientações de cada município com relação à permanência em praias e horários de funcionamento de estabelecimentos.

Cuide da sua pele e da sua saúde e conte com toda a equipe do Hospital Dom Alvarenga para te ajudar sempre que necessário.

Fonte: Dra. Bárbara Milan, Dermatologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 14 de dezembro de 2020

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais