Voltar

Benefícios da alimentação saudável

O Dia da Saúde e Nutrição é dedicado à conscientização dos benefícios de ter uma alimentação saudável e equilibrada. Muitas vezes, com a rotina corrida e atribulada, as pessoas não conseguem se alimentar bem. O consumo frequente de alimentos industrializados e com altos níveis calóricos como refrigerantes, fast-foods, salgadinhos, bolachas e bebidas alcoólicas, são prejudicais à saúde, principalmente a longo prazo.

Incluir na dieta alimentos nutritivos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras e leite é fundamental para a promoção da saúde e bem-estar, regulando as funcionalidades do organismo. Lembrando que o efeito dos alimentos funcionais é perdido quando inseridos em uma dieta desequilibrada.

“Saúde e nutrição caminham juntas, pois para uma pessoa ter boa saúde, ela precisa ter uma alimentação saudável, nutrir o corpo da forma correta, com alimentos naturais e evitar os processados e ultra processados. A nutrição atua diretamente na prevenção”, comenta a nutricionista do Hospital Dom Alvarenga, Evelyn Teixeira.

Confira algumas dicas para adquirir uma alimentação mais saudável:

– Evite o consumo de alimentos industrializados, ricos em calorias, gordura e sódio;
– Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Pratique exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana,
– Durma pelo menos 8h por dia.

A nutricionista ainda explica que não podemos deixar para nos preocupar com a saúde e a alimentação quando as doenças começarem a surgir ou estiverem instaladas.

“Para uma boa nutrição é necessário criar o hábito de uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes para o organismo”.

Fonte: Evelyn Teixeira – CRN 26366, Nutricionista, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 31 de março de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais