Voltar

Causas e tratamentos da Doença Arterial Coronariana

A doença arterial coronariana (DAC) é uma condição em que as artérias coronárias que irrigam o coração ficam estreitadas ou bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura, conhecidas como aterosclerose. Isso resulta em uma redução do fluxo sanguíneo para o coração e, consequentemente, diminui a oferta de oxigênio e outros substratos ao músculo cardíaco. Se a artéria coronária ficar completamente obstruída, pode desencadear outros problemas cardíacos, como a angina (dor no peito), o infarto agudo do miocárdio e até a morte súbita.

Uma série de hábitos e comportamentos não recomendados, principalmente para a saúde do coração, podem favorecer o surgimento da DAC: hipertensão arterial; diabetes mellitus; tabagismo e outras drogas; colesterol “ruim” alto; obesidade; alimentação desequilibrada; estresse; arterite (inflamação das artérias); histórico familiar da doença e sedentarismo.

A doença coronária pode se manifestar como uma dor no peito intermitente, muitas vezes relacionada ao esforço e estresse, e possui algumas características como a sensação de aperto no coração, podendo irradiar para as costas, pescoço, mandíbula, ombros e braços, sendo uma dor de intensidade variada e recorrente, que dura alguns minutos. Outros sintomas incluem a falta de ar, náuseas, vômitos, tonturas e alteração do nível de consciência.

“Na presença desses sintomas, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível e não fazer uso de medicações por conta própria. Conforme o tempo passa, a dor tende a diminuir, mas os danos se tornam mais extensos e até irreversíveis”, explica a cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Bruna Baptistini.

O tratamento da DAC visa evitar complicações mais graves e tem o objetivo de combater a aterosclerose (placa de gordura) e melhorar o fluxo sanguíneo pela artéria coronária. Por isso, é muito importante consultar um médico que irá avaliar e determinar a melhor conduta, que pode incluir medicamentos, realização de cateterismo cardíaco para avaliar o grau de obstrução das artérias e possíveis realizações de revascularização (cirurgia cardíaca ou angioplastia – implante de stent).

“É possível prevenir a doença arterial coronariana e a primeira etapa é a mudança de hábitos, buscando levar uma vida mais saudável e equilibrada com alimentação e exercícios físicos regulares, além de não fumar, evitar bebidas alcoólicas, fazer acompanhamento médico e realização de exames. Esse é um checklist básico que contribui para manter a saúde do coração”, comenta a Dra. Bruna.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em cardiologia e está preparado para atender você com uma equipe multidisciplinar.

Cuide da sua saúde e agende sua consulta, é só clicar aqui: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/

Fonte: Dra. Bruna Cristina Baptistini, CRM 145229, cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 23 de novembro de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais