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Comece o ano com saúde

Ano novo, saúde nova! 2021 está batendo na porta e com ele novos objetivos. Cuidar da saúde, seguir uma dieta ou praticar atividades físicas estão nas listas de grande parte da população, mas por falta de planejamento ou rotina agitada alguns desses objetivos são perdidos ao longo do ano ou acabam ficando para depois.

A cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Lucimar Borges, ressalta que para cuidar da saúde sempre há tempo e que pequenos hábitos já fazem a diferença. “Trocar o suco ou refrigerante por água ou subir as escadas ao invés de usar o elevador são pequenas ações que podem ser introduzidas no dia a dia na busca por uma vida mais saudável”.

A especialista destaca outras práticas para que a sua saúde esteja em dia o ano inteiro.

Consulte um médico e faça exames regularmente
O primeiro passo para se cuidar é consultar um médico e fazer os exames de rotina. Dessa forma será possível saber se há necessidade de ajustes na alimentação, rotina ou medicações.

Prefira alimentos saudáveis
Cuidar da saúde é sinônimo de cuidar da alimentação. Opte sempre por alimentos mais saudáveis, como verduras e legumes, e não abuse do sal. Uma dica é levar a própria comida para almoçar no trabalho, assim o risco de comer alimentos gordurosos é reduzido.

Pratique atividades físicas
A prática de atividades físicas só traz benefícios a saúde: fortalece a musculatura e os ossos, reduz o estresse, controla a pressão arterial e o peso, melhora o sono e reduz o risco de diversas doenças, como a diabetes. Na academia ou ao ar livre, sozinho ou acompanhado, todas as formas são válidas. O ideal é praticar exercícios físicos de duas a três vezes por semana.

Pare de fumar
O cigarro é responsável pelo aparecimento de diversas doenças, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o câncer de pulmão. Além disso, o fumante apresenta mais falta de ar e tosse do que uma pessoa não fumante. Ao largar o vício, os benefícios são muitos: diminuição do ritmo cardíaco e pressão arterial nos primeiros vinte minutos até redução para metade do risco de câncer de pulmão em até 10 anos.

Aprenda algo novo
Aprender novas atividades ajuda a exercitar o cérebro, relaxar e aliviar o estresse. Além disso, alguns exercícios podem repercutir na criatividade e no convívio social. Aprender um novo idioma, fazer um curso, aprender a bordar ou pintar, tudo é válido.

Publicado em: 22 de dezembro de 2020

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