Voltar

Como a cirurgia bariátrica pode tratar a obesidade

A cirurgia bariátrica, conhecida como redução de estômago, é uma opção de tratamento para casos de obesidade grave, em que o paciente apresenta o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40 ou IMC acima de 35 com doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, hérnia de disco, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.

O procedimento consiste na redução do estômago, diminuindo sua capacidade de receber alimentos e dificultando a absorção de um volume exagerado de calorias. Para se ter uma ideia, uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 85 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

Atualmente, as técnicas mais utilizadas são:

Sleeve ou manga (Gastrectomia): método que retira parte do estômago sem alterar o intestino.
Bypass (Gastroplastia): método em que o estômago é reduzido com cortes ou grampos, sendo realizada uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que irá permanecer funcional.

“A técnica a ser adotada é de maneira individual e definida de acordo com a necessidade e característica do paciente, levando em consideração seu histórico, anatomia, comorbidades, entre outros pontos”, comenta o Dr. Marcelo Carneiro, cirurgião bariátrico do Hospital Dom Alvarenga.

As cirurgias bariátricas são extremamente seguras, com índices baixíssimos de complicações. Contudo, após o procedimento bariátrico, é fundamental seguir os cuidados pós-operatórios e fazer o acompanhamento multidisciplinar, para garantir os benefícios e melhorar a qualidade de vida.

“O tratamento da obesidade é individualizado. Um médico especialista deve ser procurado para avaliar qual a melhor conduta a ser adotada”, conta o Dr. Marcelo Carneiro.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo para a especialidade, com uma equipe multiprofissional preparada para te atender com segurança e acolhimento.

Priorize o cuidado com a sua saúde.

Clique no link e agende sua consulta online.

Fonte: Dr. Marcelo Carneiro – CRM 117731/RQE 34777, cirurgião bariátrico do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 30 de setembro de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais