Voltar

Como conviver com a doença de Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune caracterizada por uma perda de tolerância das células do sistema imunológico, conhecidas como glóbulos brancos (em especial os linfócitos). Estas células atacam de várias maneiras diferentes locais do corpo, como pele, rins, sangue, coração, pulmões até mesmo células do sistema nervoso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Lúpus pode se manifestar de duas formas principais. A forma cutânea, que surge com manchas avermelhadas na pele, especialmente nas áreas que ficam expostas à luz solar como rosto, orelhas, decote e braços. E a forma sistêmica, que é o tipo mais comum. Nesse caso, a inflamação atinge todo o organismo podendo comprometer vários órgãos ou sistemas. Algumas manifestações podem, inclusive, afetar a saúde da mãe e do feto em uma gravidez. A doença poderá se apresentar desde formas mais leves, até situações graves; causando sequelas e, até mesmo, óbito.

Os sintomas da doença podem variar entre alterações como fadiga, febre baixa, presença de ínguas e dores articulares (com deformidades, inchaço ou não). Outra manifestação muito comum são as lesões na pele, podendo deixar cicatrizes ou não. A exposição ao sol costuma piorar estas manchas e ativar a doença em outros órgãos. O acometimento renal também poderá ser grave, sendo necessário uso de medicações específicas, diálise e até transplante. Além disso, manifestações graves nos rins aumentam a mortalidade da doença. O acometimento do sistema nervoso central pode causar uma diversidade de sintomas, desde dores de cabeça fortes, que não aliviam com tratamento regular, alterações nas meninges, perda de movimentos dos membros, além de alterações cognitivas e depressão. Os pacientes ainda poderão manifestar a presença de líquido nas membranas que envolvem o coração e pulmões, anemia, redução nos glóbulos brancos e plaquetas. Muitas vezes, o lúpus poderá estar associado a outras doenças autoimunes como síndromes causadoras de tromboses e perdas gestacionais, problemas de tireoide, além de terem maior risco de serem acometidos com doenças cardiovasculares como derrames cerebrais e infartos¹.

O diagnóstico não é simples. Alterações no exame de sangue como a presença do Fator Antinúcleo (FAN) não é suficiente. Uma investigação detalhada é necessária, podendo envolver a necessidade de diversos tipos de exames, como os de sangue, imagem e até mesmo biópsia.

Cuidados que a pessoa com lúpus deve ter:

Proteção solar: os raios ultravioletas podem causar agravamento das lesões de pele e ativação da inflamação sistêmica.

Atividade física regular e alimentação saudável: ajudam a reduzir o risco cardiovascular, importante causa atual de mortalidade nos pacientes com lúpus, além de contribuir no controle da inflamação.

Evitar o tabagismo e o uso de alguns anticoncepcionais: essas duas práticas estão relacionadas com a piora dos sintomas e ativação da doença.

Atualização do calendário vacinal: os pacientes com lúpus estão mais propensos a ter infecções mais graves que as pessoas saudáveis.

Autocuidado: acompanhar regularmente com o médico reumatologista, em consultas e exames complementares e, quando necessário, fazer terapias para enfrentamento de situações de estresse que podem alterar a imunidade, sendo muitas vezes gatilho para o início da doença.

A reumatologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Roberta Graumam, explica que o tratamento para a doença é individualizado, uma vez que cada paciente se apresenta de uma forma distinta.
“O objetivo é controlar a atividade da doença e diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos. Por ser uma doença crônica, o acompanhamento médico é necessário para mantê-la sob controle. E mantendo os cuidados com a saúde, é possível controlar a doença e ter uma boa qualidade de vida para quem convive com os lúpus”.

Referências:
1 KIRIAKIDOU, M.; CHING, C. L. Systemic Lupus Erythematosus. Ann Intern Med, v. 172, n. 11, p. ITC81-ITC96, Jun 02 2020. ISSN 1539-3704. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32479157 >.

Publicado em: 6 de fevereiro de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais