Voltar

Como cuidar das fraturas por osteoporose

A osteoporose é uma condição natural da idade, ela ocorre porque os ossos vão perdendo densidade ao longo da vida, ficando mais fracos. É um fenômeno do envelhecimento. Conforme os ossos vão ficando mais fracos, também se tornam mais propensos a fraturar.

A perda da força óssea, em especial no idoso, pode levar a fraturas da coluna após algum trauma, ainda que seja mínimo. Essas fraturas podem ser bem dolorosas e passarem despercebidas, caso não apresentem algum sintoma e, consequentemente, sem um diagnóstico adequado. Nesse caso, elas são notadas em radiografias, realizadas por outros motivos. Quase dois terços das fraturas vertebrais não apresentam sintomas. Quando são sintomáticas ou consequentes de um trauma, o primeiro sintoma é a dor repentina nas costas no local do osso fraturado. A longo prazo o paciente pode ter problemas mais graves, como a perda de altura e uma curvatura anormal da coluna em cifose (corcunda).

“Uma única fratura a longo prazo pode aumentar o risco de novas fraturas, e o efeito acumulado é muito grave, ocasionando outros problemas, como dor crônica e dificuldade para completar as atividades diárias, o que contribui no aumento de problemas psicológicos e sociais”, comenta o Dr. William Martins, ortopedista do Hospital Dom Alvarenga.

O tratamento da fratura depende de cada caso. O médico avalia o histórico do paciente e solicita a realização de exames para ter o diagnóstico e definir a abordagem do tratamento, que pode ser medicamentoso para controle da dor, com uso de coletes para restrição dos movimentos até que a vertebra cicatrize, ou cirúrgico, como explica o Dr. William: “O tratamento cirúrgico pode ser necessário em algumas fraturas relacionadas ao enfraquecimento ósseo, seguidas de dor forte e incapacitante, que não respondem mais às medidas conservadoras”.

A prevenção da osteoporose é muito importante, pois é uma doença silenciosa e que se manifesta, normalmente, na população idosa. Mas, os cuidados devem iniciar desde jovem e incluem uma dieta mais equilibrada, com a ingestão de nutrientes que sejam fonte de cálcio e vitamina D, exposição ao sol diária de 15 a 20 minutos, evitar o uso de corticoides e praticar exercício físico regularmente. Os exercícios podem diminuir o risco de fraturas e manter a densidade óssea.

No caso dos idosos é recomendado criar um ambiente seguro para eles se locomoverem com mais tranquilidade e evitar as quedas.

Confira, algumas dicas:

– Retire os tapetes soltos ou qualquer item que possa fazê-lo tropeçar.
– No banheiro, use objetos que tragam mais aderência aos pés, como tapetes e faixas antiaderentes. Por ser um local úmido e com superfície lisa, o risco de queda é grande.
– A iluminação deve ser adequada em todas as áreas da casa, inclusive nas entradas e escadas. A luz noturna, para ida ao banheiro, por exemplo, pode ajudar.
– Cuidado com os pisos escorregadios ou polidos. Dê preferência para aqueles antiaderentes.
– As escadas devem ter corrimão em ambos os lados.
– Evite móveis em áreas de circulação e tenha os interrerruptores na entrada do cômodo, evitando que eles caminhem pelo escuro.

O Hospital Dom Alvarenga está preparado para cuidar da sua saúde. Agende sua consulta com um de nossos especialistas.

Clique aqui:

Fonte: Dr. William Martins – CRM 87860/RQE 82337, ortopedista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 11 de outubro de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais