Como o cateterismo auxilia no diagnóstico das doenças do coração
O cateterismo é um procedimento médico realizado para diagnosticar e tratar problemas cardíacos, auxiliando na identificação de possíveis bloqueios ou estreitamentos nas artérias coronárias, que podem levar a problemas como angina ou infarto do miocárdio. Seu principal objetivo é avaliar a saúde e o funcionamento destas artérias, que são responsáveis por fornecer sangue ao músculo cardíaco.
Confira suas principais indicações:
– Avaliação de doenças nas coronárias (obstruções nas artérias do coração);
– Realização de angioplastia coronariana (procedimento para desobstruir as artérias coronárias);
– Diagnóstico e tratamento de doenças valvares do coração;
– Tratamento de doenças cardíacas congênitas.
Durante o procedimento, é introduzido um cateter fino nas artérias da perna ou do braço e conduzido até o coração. Com a ajuda de contraste e recursos de imagem, o médico consegue visualizar os vasos sanguíneos e avaliar a condição do paciente. A partir dessa avaliação a equipe médica tem condições de encaminhar o paciente para o melhor tratamento, seja clínico, cirúrgico ou por cateterismo terapêutico, por exemplo, angioplastia, valvuloplastia, etc.
“Além de identificar a existência e a gravidade de uma ou mais obstruções nas artérias coronárias, o cateterismo cardíaco permite identificar outros problemas estruturais no coração. Dessa forma, o médico consegue avaliar com maior precisão qual a melhor conduta de tratamento para o paciente”, explica a cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Bruna Cristina Baptistini.
Pessoas com fatores de risco para doença coronariana, que apresentam sintomas como dor no peito, ou após exames não invasivos solicitados pelo cardiologista, podem ser encaminhadas ao cateterismo para um diagnóstico mais preciso da sua condição.
Em algumas situações esse exame é realizado em caráter de emergência, como no caso de infarto agudo do miocárdio com alteração no eletrocardiograma, permitindo, muitas vezes, reestabelecer o fluxo sanguíneo da artéria obstruída e evitar complicações como insuficiência cardíaca.
Como é realizado o cateterismo
O exame é realizado em hospitais preparados para alta complexidade em cardiologia, em setores chamados de Hemodinâmica, semelhante a um centro cirúrgico. O procedimento é rápido, utilizando anestesia local e, no máximo, leve sedação para maior conforto do paciente.
O setor da Hemodinâmica é responsável por diagnosticar o estado de circulação das artérias coronarianas, localizar a obstrução que está causando um infarto, identificar a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio e doenças valvares ou congênitas, através de técnicas minimamente invasivas. Além disso, os procedimentos realizados pela Hemodinâmica permitem aos pacientes uma rápida recuperação e a redução de sequelas. Essa técnica também garante mais opções de tratamentos a pacientes idosos.
“O cateterismo cardíaco é uma intervenção invasiva, e como qualquer procedimento desse tipo, existem riscos baixos para complicações. É considerado um procedimento seguro e muito importante para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas”, completa a Dra. Bruna.
No Hospital Dom Alvarenga contamos com uma estrutura completa em cardiologia, com atendimento a pacientes eletivos e urgentes. Nossa equipe está preparada para cuidar da sua saúde com segurança e acolhimento.
Fonte: Dra. Bruna Cristina Baptistini, CRM 145229, cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.
Publicado em: 26 de agosto de 2024