Voltar

Como saber se estou tendo um infarto

O infarto acontece quando os vasos sanguíneos, que fornecem sangue ao coração, ficam bloqueados impedindo a chegada de oxigênio ao órgão. Geralmente, está ligado aos ateromas, placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias. Essas placas podem crescer até entupir a artéria ou se romper e obstruir os vasos, causando o infarto.

As doenças cardiovasculares vitimam mais de 17 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda, segundo a OMS, a maior parte dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados com medidas preventivas.

A cardiologista, do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Bruna Cristina Baptistini – CRM 145229, explica que o infarto nem sempre se inicia com uma dor forte no peito, os sinais podem ser mais leves (principalmente em diabéticos e no sexo feminino) e confundidos com outras condições. O que pode ser prejudicial, pois quanto maior a demora para buscar ajuda médica, maior o risco de complicações e de não sobreviver.

Por isso, preste atenção aos sintomas mais comuns.

Dor fixa no peito: geralmente de moderada a forte intensidade, sensação de compressão (aperto) no peito que, geralmente, dura mais de 20 minutos; que pode irradiar pela mandíbula, braços (geralmente do lado esquerdo do corpo) ou costas;
Ardor no peito: muitas vezes confundido com azia, pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos;
Ocorrência de suor, falta de ar, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento (desmaio);
Ansiedade e agitação.

A melhor maneira de evitar o infarto é reduzir os fatores de risco como: tabagismo; obesidade; diabetes mellitus; hipertensão arterial; níveis elevados de colesterol; estresse e sedentarismo, pois um controle inadequado pode levar à obstrução das artérias coronárias e consequências por vezes irreversíveis. Além disso, o histórico familiar de doenças cardíacas também é considerado um fator de risco.

“Para prevenir o infarto é importante a prática de atividade física, manter o peso ideal, seguir uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas, já que os efeitos podem ser extensos para a saúde cardiovascular. Manter as consultas de rotina e os exames em dia são essenciais para o acompanhamento e prevenção, pois quando se trata de doenças do coração a falta de informação pode trazer consequências graves e irreversíveis, complementa a Dra. Bruna. ”

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em cardiologia, contamos com Pronto Socorro 24h, consultas ambulatoriais, exames e centro cirúrgico.

Estamos preparados para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Conheça mais sobre a especialidade e agende sua consulta online.

 

Fonte: Dra. Bruna Cristina Baptistini, CRM 145229, cardiologista, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 21 de junho de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais