Voltar

Como saber se eu tenho Doença Inflamatória Intestinal?

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) podem ser difíceis de diagnosticar e afetam a qualidade de vida do paciente. Esse termo é, normalmente, utilizado para se referir às inflamações crônicas do trato intestinal, que possuem intensidade variada e atingem mais de 5 milhões de pessoas no mundo.
Dores abdominais constantes, episódios frequentes de diarreia, constipação, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço, fraqueza e até mesmo aftas são alguns dos sintomas mais comuns que pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais podem enfrentar. As principais DIIs são a doença de Crohn, a retocolite ulcerativa e as colites indeterminadas.

A doença de Crohn é uma síndrome que pode afetar todo o sistema digestivo. De forma menos comum, podem ocorrer manifestações fora do intestino, como nas articulações, olhos, pele e boca. É um processo inflamatório extremamente invasivo e compromete toda a parede intestinal. A retocolite ulcerativa pode atingir partes ou todo o intestino grosso, com episódios recorrentes de inflamação, que acomete a parte interna do intestino, chamada de mucosa, causando inchaço e irritação. A retocolite pode causar complicações e até danos permanentes, quando não tratada adequadamente.

Caso apresente esses sintomas com frequência, procure um especialista que orientará sobre o melhor tratamento. O diagnóstico é realizado, principalmente, por meio de exames físicos, laboratoriais e procedimentos endoscópicos. E quanto mais cedo ocorrer, maior a chance de evitar complicações graves e controlar a doença.

“As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e, ainda, não possuem cura definitiva. Portanto, é fundamental manter o acompanhamento médico e os cuidados necessários. Assim, é possível reduzir a frequência das crises e os períodos com maior manifestação dos sintomas, melhorando a qualidade de vida e evitando complicações a longo prazo”, explica o Doutor, Maxwel Cabral, especialista em Cirurgia Geral, do Hospital Dom Alvarenga.

Você pode contar com o Hospital Dom Alvarenga que está preparado para cuidar de você, com uma equipe multidisciplinar e Centro de Diagnósticos com ampla gama de exames.

 

Fonte: Dr. Maxwel Cabral – CRM 77733, especialista em Cirurgia Geral, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 23 de maio de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais