Voltar

Como saber se tenho hipertensão?

A hipertensão é uma doença crônica que se caracteriza por valores repetidos de pressão arterial sistólica de consultório de ≥140 mmHg e/ou valores de pressão arterial diastólica de ≥90 mmHg.

Na maioria dos casos não causa sintomas, porém quando a pressão arterial está muito elevada e de rápida instalação, geralmente os pacientes apresentam sinais e sintomas relacionados a lesões de órgãos alvos (coração, cérebro, rins e olhos) como dor no peito, tontura, alteração visual ou do nível de consciência, por exemplo. Isso pode ocorrer em pacientes que já têm o diagnóstico de hipertensão arterial ou naqueles que ainda não sabiam e que, portanto, não faziam uso de medicações. Pacientes que cursam com esse quadro estão expostos a maior risco futuro de eventos cardiovasculares comparados com hipertensos que não a apresentam.

A hipertensão arterial não diagnosticada/não tratada acelera a doença aterosclerótica (acúmulo de colesterol na parede do vaso) desde a infância e, consequentemente, a longo prazo, leva ao desenvolvimento de doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, podendo provocar infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Além disso, pode comprometer a função dos rins, levar a hipertrofia ventricular esquerda do coração (aumento da espessura relativa da parede do ventrículo), além de retinopatia e doença vascular periférica.

Portanto, seu controle rigoroso deve ser feito para que se evite tais complicações em vários órgãos do corpo. O acompanhamento do tratamento da pressão arterial, seja com medidas não farmacológicas ou farmacológicas, é importante para que se possa monitorar através de exames se os níveis de pressão estão dentro dos valores aceitáveis e também para se diagnosticar precocemente o comprometimento de outros órgãos e, iniciar o mais precocemente possível o tratamento.

Consulte um cardiologista regularmente para o diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado. Se você perceber algum sintoma que suspeite da doença, procure um pronto-socorro ou agende uma consulta com o cardiologista, para que seja feita a avaliação clínica e com exames.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em cardiologia e está preparado para atender você com uma equipe multidisciplinar.

Fonte: Dra. Bruna Cristina Baptistini, CRM 145229, cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 6 de março de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais