Voltar

Como tratar a incontinência urinária em idosos

Com o passar dos anos os cuidados com a saúde se tornam mais necessários, pois a idade é um importante fator de risco para o surgimento de doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os idosos têm mais chances de desenvolver doenças urológicas a partir dos 65 anos. Uma das doenças do trato urinário mais comum nessa faixa etária é: a incontinência urinária. E, apesar de comum, não é normal e tem tratamento.

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina, acompanhada de um impacto importante na qualidade de vida, afetando socialmente, psicologicamente e emocionalmente quem sofre com a condição. Embora possa acontecer em qualquer idade, é mais comum nos idosos, com prevalência nas mulheres. Muitas vezes, a causa do problema pode ser social e não física. No entanto, também é importante observar o uso de diuréticos, a ingestão de líquidos, situações de demência, problemas de locomoção, entre outros.

“O diagnóstico da incontinência urinária na população idosa deve ser baseado no histórico clínico, exame físico e na realização de exames complementares. A investigação correta do tipo de incontinência que o idoso apresenta é importante para a escolha do tratamento”, comenta o Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701, urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Como tratar a incontinência urinária?

O tratamento da incontinência urinária conta com diversas alternativas, sendo avaliado caso a caso. Pode ser realizado com o uso de medicamentos; fisioterapia com exercícios para o assoalho pélvico e treinamento da bexiga; ou cirurgias pouco invasivas (implante e sling e esfíncter urinário). Contudo, quando a causa da doença é um problema social ou psicológico, o médico poderá optar por outras abordagens, desde terapias até o tratamento de uma causa específica.

O Dr. Daniel Makoto explica que, independentemente da sua origem, a incontinência urinária sempre tem tratamento, por isso o diagnóstico correto é importante e resulta na melhora significativa da qualidade de vida do paciente, além de prevenir quadros graves.

Assim que perceber alguma mudança na rotina de ir ao banheiro, é muito importante buscar ajuda médica, de preferência um médico urologista, que é o especialista no trato urinário. Ele terá condições de avaliar os padrões urinários aceitáveis e, assim, indicar o tratamento adequado, caso necessário.

“A saúde e o bem-estar do idoso são reflexos dos hábitos de uma vida inteira e, para evitar problemas no sistema urinário, são essenciais a prevenção e o acompanhamento médico, que garantem uma qualidade de vida melhor e um envelhecimento mais saudável”, finaliza o Dr. Daniel Makoto.

Cuide da sua saúde no Hospital Dom Alvarenga, que possui uma equipe multidisciplinar preparada para atender você, com conforto e segurança. Somos reconhecidos com a acreditação em Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Selo Hospital Amigo do Idoso, sendo referência na assistência à saúde da pessoa idosa.

Fonte: Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701, urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 20 de julho de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais