Voltar

Conheça o protocolo de neurologia Tap-Test

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma condição neurológica rara em que ocorre o acúmulo excessivo de líquido cerebrorraquidiano (LCR) nos ventrículos do cérebro. Diferente da hidrocefalia convencional, na HPN não há um aumento significativo da pressão intracraniana, o que torna o diagnóstico mais desafiador. Neste artigo, vamos explorar o que é a hidrocefalia de pressão normal e como o Tap Test pode desempenhar um papel crucial no diagnóstico preciso dessa condição.

O que é a hidrocefalia de pressão normal?

A hidrocefalia de pressão normal é uma condição na qual há um acúmulo excessivo de LCR nos ventrículos cerebrais, sem que haja um aumento significativo da pressão intracraniana. Essa condição ocorre predominantemente em pessoas idosas, geralmente acima de 60 anos, e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com o envelhecimento normal ou com outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Os sintomas da HPN podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

-Alterações na marcha e dificuldade para caminhar.
-Demência progressiva e perda de memória.
-Incontinência urinária.
-Lentidão nos movimentos e perda de equilíbrio.
-Alterações emocionais, como apatia e depressão.

O que é o exame Tap Test?

O Tap Test é um procedimento diagnóstico utilizado para ajudar a confirmar o diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal. O teste é realizado da seguinte maneira:

Etapa 01: é feito o teste de marcha e teste cognitivos específicos
Etapa 02: punção lombar com retirada de LCR (30-50ml)
Etapa 03: é feito novamente teste de marcha e teste cognitivos para comparar se houve melhora clínica e nos testes realizados.

Como o Tap Test auxilia no diagnóstico:

“A melhora temporária dos sintomas após a retirada do líquido cerebrospinal é considerada um sinal indicativo de hidrocefalia de pressão normal. Se o paciente apresentar uma melhora significativa nos sintomas, isso sugere que a retirada do líquido alivia a pressão nos ventrículos cerebrais, confirmando assim o diagnóstico”, explica o Dr. Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE98601, neurologista do Hospital Dom Alvarenga.

Neste caso é necessária discussão com a equipe de neurocirurgia para procedimento de derivação ventriculoperitoneal (DVP), realizado para alivio da pressão no cérebro causada pelo acumulo de liquido.

“A hidrocefalia de pressão normal é uma condição neurológica desafiadora de diagnosticar, pois seus sintomas podem ser confundidos com o envelhecimento normal ou com outras doenças neurodegenerativas. Por isso, é muito importante prestar atenção nos sintomas e procurar auxílio médico para avaliação”, conclui o Dr. Guilherme Baldivia.

Cuide da sua saúde no Hospital Dom Alvarenga que possui o protocolo do Tap-Test e uma equipe multidisciplinar preparada para atender você.

Fonte: Dr. Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE 98601, neurologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 13 de julho de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais