Voltar

COVID-19: os cuidados não podem parar

Faz pouco mais de um ano que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil. Desde março de 2020 rotinas e hábitos, de toda a população, precisaram ser alterados para conter a disseminação do vírus. No início de 2021 duas vacinas foram aprovadas, em uso emergencial, e a esperança de dias melhores foi renovada.

A Infectologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Ana Carolina Moura, ressalta o momento importante que estamos vivendo, com o início da vacinação. “Quando surgiram os primeiros casos, o novo coronavírus era completamente desconhecido. Não sabíamos como evitar, como tratar e o que essa doença poderia causar. De março de 2020 até agora nós avançamos muito no manejo e na prevenção da doença. E, de fato, a vacina contribuirá para o tão esperado controle da pandemia”.

Mas a especialista reforça que ainda não é o momento de relaxar nas medidas de prevenção e mesmo quem já foi vacinado deve continuar seguindo todas as recomendações para evitar o contágio. “Mesmo com a vacinação nada mudou. O vírus ainda pode bater a nossa porta”.

Relembre os cuidados para se proteger da COVID-19:

• Higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel;
• Uso correto de máscara, cobrindo o nariz e a boca, sempre que precisar sair;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
• Manter o distanciamento social;
• Evitar locais com grandes aglomerações.

Se você iniciar sintomas sugestivos da COVID-19 é recomendado procurar um Pronto Socorro para adequada assistência médica.

Desde o início da pandemia, o Hospital Dom Alvarenga segue fluxos de atendimento específicos, a fim de garantir uma assistência de qualidade e segura para pacientes e colaboradores. Nossas equipes estão prontas para te ajudar sempre que necessário.

Fonte: Dra. Ana Carolina Moura, Infectologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 15 de fevereiro de 2021

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais