Voltar

Crises de Labirintite

A labirintite, termo popular, utilizado para descrever os transtornos do labirinto, que é uma estrutura óssea do ouvido interno composta pela cóclea (imprescindível para a nossa audição), pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares (responsáveis pela manutenção do nosso equilíbrio).

O labirinto possui funções muito importantes na percepção de localização do corpo no espaço e facilidade da audição. As crises de labirintite prejudicam a audição e o equilíbrio. As crises de labirintopatias e vestibulopatias, entre elas a labirintite, são provocadas por processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões e alterações genéticas.

“O principal sintoma da pessoa que sofre de labirintite são as vertigens e tonturas, durando por um curto ou longo período. No caso da vertigem, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que ele roda em relação ao ambiente. Nas tonturas, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade e queda”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Dom Alvarenga, doutor Wesley Sousa.

Existem alguns fatores de risco que podem levar o paciente a desenvolver labirintite, como: hipertensão arterial; diabetes; alteração nos valores de glicose no sangue; colesterol elevado; alcoolismo; tabagismo; problemas emocionais, como estresse e ansiedade, e alimentação ruim.

“O diagnóstico de labirintite é realizado por meio da avaliação clínica e exame otoneurológico, sendo muito importante para a confirmação da doença, pois seus sintomas podem ser confundidos com de outras enfermidades. Com isso, é possível o médico estabelecer o tratamento adequado”, finaliza o Doutor Wesley.

Cuidar da saúde é seu maior bem, e o Hospital Dom Alvarenga possui uma equipe multidisciplinar preparada para atender você, além de um Centro Diagnóstico para a realização de exames.

Fonte: Doutor Wesley Sousa – CRM 178354, Otorrinolaringologista, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 28 de março de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais