Voltar

Cuidado com a infecção urinária

A infecção do trato urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção urinária, é umas das infecções bacterianas mais comuns. Ela atinge homens, mulheres e crianças e quase sempre é causada pelos micro-organismos que ficam nas fezes, sem provocar algum tipo de doença, mas que acabam entrando no canal urinário.

O ginecologista do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Carlos Ferreira, explica porque as mulheres são mais vulneráveis à infecção urinária. “É muito comum a mulher ter infecção urinária e isso ocorre porque a uretra da mulher é mais curta e sua entrada fica próxima à vagina e ao ânus”.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.

Os sintomas da ITU podem variar bastante, dependendo do local do sistema urinário afetado. O Dr. Carlos listou os sintomas mais comuns da infecção:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Vontade de fazer xixi o tempo inteiro (mas, ao ir ao banheiro quase não há o que urinar);
  • Sensação de bexiga pesada;
  • Urina escura e com cheiro forte.

Fique atento: dor nas costas, náuseas e vômitos, calafrios e febre podem indicar que a infecção urinária atingiu os rins. Nesses casos é necessário procurar ajuda médica com urgência.

A ITU causa desconforto e incômodo, por isso é importante realizar ações simples no dia a dia para evitar o aparecimento da infecção. Confira as dicas do Dr. Carlos:

  • Beba bastante água;
  • Urine com frequência;
  • Faça xixi após as relações sexuais;
  • Evite roupas muito justas;
  • Troque fraldas e absorventes com frequência.

Cuide da sua saúde íntima e procure ajuda médica sempre que necessário. As equipes do Dom Alvarenga estão preparadas para atender você.

Fonte: Dr. Carlos Ferreira, Ginecologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 27 de dezembro de 2021

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais