Voltar

Cuidados pós cirúrgicos em idosos

O momento pós-operatório é muito importante e, também, delicado, para o idoso, principalmente porque ele se encontra mais vulnerável. O que pode exigir cuidados específicos, considerando o estado de saúde do paciente e o período de imobilização dependendo do tipo de cirurgia realizada. Além disso, é também uma forma de evitar complicações mais graves.

Pacientes idosos podem precisar de um período de reabilitação variável, sendo importante a atenção de uma equipe multidisciplinar para promover a melhora da qualidade de vida em diferentes aspectos. Esse cuidado é realizado em parceria pela equipe médica, de enfermagem, fisioterapia, nutricionistas e psicólogos, proporcionando o restabelecimento das capacidades físicas e mentais do paciente, além de transmitir maior segurança e confiança aos familiares, que também são fundamentais nesse processo.

Listamos abaixo algumas orientações para esse período.

Monitoramento da saúde: observe com regularidade os sinais vitais, se há febre, vermelhidão, inchaço ou infecção.

Atenção à medicação: é importante que os medicamentos prescritos sejam tomados nos devidos horários. Organize a rotina da medicação e esteja atento a possíveis reações adversas.

Repouso adequado: promova um ambiente de descanso seguro e confortável.

Alimentação saudável: refeições balanceadas e nutritivas com atenção a possíveis restrições alimentares pós-cirúrgicas, adapte a dieta de acordo com as recomendações médicas.

Mobilidade: o repouso é muito importante, porém movimentar-se também é, por isso, siga as recomendações e incentive o idoso nas atividades diárias, evitando esforços excessivos.

Cuidados com as feridas: mantenha a limpeza da área, conforme as orientações médicas, e a troca dos curativos corretamente. Atente-se a possíveis sinais de infecção, como vermelhidão e secreção no local.

Suporte emocional: é um período desafiador emocionalmente para o paciente e o familiar, por isso, ofereça o apoio necessário e compreenda as emoções e sentimentos do momento. Mantenha uma relação clara e direta com o profissional de saúde que orientará o melhor caminho para a recuperação.

Acompanhamento médico regular: faça o agendamento das consultas de acompanhamento pós-cirúrgicas e acompanhe o paciente, certificando-se de que ele seja avaliado para uma recuperação adequada.

Ao proporcionar os cuidados com afeto e carinho, você contribui para a recuperação mais suave e eficaz do idoso após o procedimento cirúrgico.

Lembrando que o acompanhamento médico e com uma equipe multidisciplinar são fundamentais nesse processo. Por isso, fazer um procedimento em um hospital que proporciona esse acompanhamento é zelar pela segurança e conforto do paciente.

O Hospital Dom Alvarenga possui uma trajetória de cuidados com a saúde da população idosa, sendo reconhecido com o Selo Hospital Amigo do Idoso, além de ser acreditado com Excelência pela ONA. Nossa equipe multiprofissional está preparada para atender você.

Conheça nossas especialidades e agende sua consulta ou procedimento no Dom Alvarenga.

Publicado em: 15 de fevereiro de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais