Voltar

Cuidando da Saúde Mental

Em outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, data que resgata a necessidade do compromisso individual e coletivo em ações efetivas nos diversos âmbitos da sociedade, contribuindo para melhores condições de vida, saúde e bem-estar da população. Além, de sensibilizar e conscientizar sobre o tema.

O conceito de Saúde e Saúde Mental é extenso. Inicialmente é importante pensar no próprio conceito ampliado de saúde, que não se resume à ausência de doenças, mas reconhece a influência e a inter-relação entre os fatores biológicos, psicossociais, ambientais e espirituais. Buscamos a ênfase no indivíduo como um todo e a importância do cuidado em cada aspecto.

Uma das discussões sobre Saúde Mental envolve o bem-estar psicológico, tema fundamental nos diferentes espaços da vida, incluindo o trabalho. Entende-se que diferentes experiências do cotidiano são, muitas vezes, desafiadoras e estressantes, como situações novas e exigentes, além de excessiva cobrança. O que requer de cada um de nós desenvolvimento e equilíbrio entre o pensamento, as emoções e as reações.

Nas dimensões do bem-estar psicológico, já se sabe a relação com: autoaceitação, propósito na vida, domínio sobre o ambiente, relações positivas com os outros, crescimento pessoal e autonomia, sendo essa última compreendida como a capacidade de tomada de decisões livres de pressões externas.

Todos podemos contribuir um pouco para ajudar pessoas em sofrimento, nesse sentido é importante ouvir sem julgamentos; adotar postura acolhedora e empática; respeitar valores, crenças, cultura, classe social e outros; identificar o que a outra pessoa precisa (sem invadi-la); proteger de possíveis danos; reconhecer os próprios limites e orientar sobre ajuda especializada.

Diante de sinais de sofrimento psíquico converse com alguém de sua confiança e busque ajuda especializada de um profissional.

Saúde Mental importa. Vamos contribuir com os cuidados de si e uns dos outros.

Fonte: Mayra de Almeida Ribeiro, Psicóloga, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 8 de novembro de 2022

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais