Voltar

Doenças Cardiovasculares: o que são e como prevenir

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo, inclusive no Brasil, correspondendo a 30% de todos os óbitos no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Elas são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, normalmente associadas a hábitos de vida inadequados. Porém, podem acontecer como consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que provocam a inflamação do músculo cardíaco e das válvulas.

As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, e incluem:

– Doença Coronariana: doença das artérias coronarianas que irrigam o músculo cardíaco;
– Doença Cerebrovascular: doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
– Doença Arterial Periférica: doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
– Doença Cardíaca Reumática: danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática causada por infecção bacteriana;
– Cardiopatia Congênita: malformações na estrutura do coração existentes desde o momento de desenvolvimento do embrião durante a gestação;
– Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

Os Ataques cardíacos (infarto) e acidentes vasculares cerebrais (AVC), geralmente são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro.

A cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Bruna Cristina Baptistini, diz que as doenças cardiovasculares vão se desenvolvendo ao longo do tempo, por isso não apresentam sintomas logo no início. Os principais fatores para o seu desenvolvimento são o tabagismo; nível de colesterol elevado; hipertensão arterial; obesidade; estresse; sedentarismo; depressão e diabetes mellitus.

Impacto da pandemia de Covid-19 nas doenças cardiovasculares

A pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, trouxe inúmeras consequências para a sociedade como um todo. Embora tenha sido definida inicialmente como uma doença infecciosa viral do trato respiratório, suas consequências podem ser sistêmicas e afetar outros órgãos do corpo.

Um estudo publicado no cientifico Nature Medicine, realizado por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que a infecção pela COVID-19 aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A análise demonstrou que o risco foi elevado mesmo para aqueles com menos de 65 anos e sem fatores de risco. As pessoas recuperadas da Covid-19 apresentaram aumentos elevados em problemas cardiovasculares ao longo de um ano após a infecção.

“Com esse estudo percebemos a evidência científica de uma das consequências da Covid-19. Ocorre que ela causa um desequilíbrio no sistema imunológico, além de todo processo inflamatório causado e eventuais eventos tromboembólicos associados, que podem levar a complicações cardiológicas”, explica a Dra. Bruna.

Abaixo, listamos algumas dicas de como prevenir doenças cardiovasculares:

– Parar de fumar;
– Controlar a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue;
– Seguir uma alimentação saudável, evitando gorduras saturadas e ingerindo mais verduras, frutas e cereais;
– Praticar exercício físico regular, pelo menos 40 minutos 4 vezes por semana;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Pessoas acima do peso é recomendado emagrecer, pois o acúmulo de gordura é prejudicial.

“A melhor maneira de prevenir as doenças cardiovasculares é manter uma rotina saudável e com acompanhamento médico regular. A prática de atividades físicas regularmente e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e uma alimentação saudável, tendem a reduzir muito a incidência dessas doenças e consequentemente sua complicação e até o óbito”, finaliza a Dra. Bruna.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em cardiologia, contamos com Pronto Socorro 24h, consultas ambulatoriais, exames e centro cirúrgico.

Estamos preparados para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Conheça mais sobre a especialidade e agende sua consulta online.

Fonte: Dra. Bruna Cristina Baptistini, CRM 145229, cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 24 de julho de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais