Voltar

Entendendo as Disfunções da ATM: o que você precisa saber

Sintomas de dor no maxilar, sensação de estalos ou ouvir ruídos durante os movimentos, podem ser sinais de que você tem alguma disfunção na ATM. Mas, o que é ATM?

A ATM (Articulação Temporomandibular) é uma articulação que fica na região da mandíbula, que se encaixa ao osso temporal do crânio. Essa articulação permite a abertura, o fechamento e os movimentos de deslizamento e rotação da mandíbula durante a mastigação e a fala. Algumas pessoas podem ter disfunção nessa região mandibular.

O que são essas disfunções?

A articulação temporomandibular é uma das mais complexas do corpo humano. Saiba como localizá-la:

– Posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abre e feche a boca. Você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentando-se sob seus dedos.

As disfunções da ATM são condições que afetam essa articulação e os músculos ao seu redor, causando dor no osso da mandíbula, face ou pescoço, dificuldades para abrir e fechar a boca, estalos ou ruídos ao movimentar a mandíbula, sensação de que a mandíbula está travada, dores de cabeça, ouvidos ou até zumbidos e tensão nos músculos mandibulares. Por isso, é importante reconhecer esses sintomas que podem ser confundidos com outras condições de saúde.

A ATM é uma articulação especifica, sendo a única do corpo humano que é interligada, ou seja, quando a articulação direita é movimentada, a esquerda também se movimenta, e essas articulações tem uma relação direta com a articulação dos dentes. Por isso, as causas mais comuns das disfunções da ATM estão relacionadas, com:

– Bruxismo (ato de ranger os dentes);
– Estresse e tensão muscular;
– Mordida (encaixe dos dentes superiores e inferiores);
– Próteses mal adaptadas ou “gastas”;
– Lesões na mandíbula ou na articulação;
– Problemas na articulação ou nos músculos da região.

“Em casos de dores na região do maxilar ou outros sintomas relacionados, o paciente precisa procurar atendimento de um especialista, de preferência um bucomaxilofacial, e relatar com detalhes seus sintomas e possíveis antecedentes, assim será possível a avaliação e exame clínico para um diagnóstico assertivo de disfunção da ATM”, explica a Dra. Angela Aguiar Goto, cirurgiã bucomaxilofacial do Hospital Dom Alvarenga.

Como é o tratamento?

O tratamento para as disfunções da ATM é individualizado, variando conforme a gravidade dos sintomas e as possíveis causas do problema, podendo incluir o uso de medicamentos para alivio dos sintomas, terapia para fortalecimento e relaxamento dos músculos mandibulares, placas de mordida para reduzir o bruxismo e o desgaste dental, técnicas de redução do estresse e tensão, além de cirurgias em casos graves para a reparação da articulação.

“Os sintomas das disfunções da ATM podem ser confundidos com outras condições médicas, por isso, é muito importante consultar um médico especializado para o diagnóstico adequado e a indicação do tratamento”, reforça a Dra. Angela.

Clique aqui e saiba mais sobre a especialidade Cirurgia Bucomaxilofacial.

Para agendar uma consulta, clique aqui.

Fonte: Dra. Angela Aguiar Goto, CRO 54519, cirurgiã bucomaxilofacil do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 1 de novembro de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais