Voltar

Infecção urinária pode causar complicações graves

A Infecção do Trato Urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população em geral. As mulheres estão mais suscetíveis ao quadro devido a anatomia da uretra ser mais curta do que a do homem. Porém, os homens também podem sofrer com a infecção, principalmente quando há doença prostática associada. Ela pode acometer o sistema urinário baixo, como por exemplo a cistite, ou afetar o trato urinário superior (pielonefrite).

O urologista do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Daniel Makoto, explica que a infecção pode comprometer qualquer parte do sistema urinário: como os rins, uretra e bexiga, e nos homens, próstata e testículos. Precisa ser tratada corretamente para não agravar.

Seus sintomas são bastante conhecidos, como dor forte ao urinar, a necessidade de urinar com frequência mesmo sem muita urina na bexiga, coloração escura na urina ou até com a presença de sangue, dor pélvica e febre. Algumas situações também podem contribuir, como: obesidade; diabetes; intestino preso (constipação); litíase (cálculo) renal e doença prostática.

O aspecto da urina é um fator importante que pode indicar um quadro de infecção urinária, quando ela está turva (sem brilho e com pouca transparência) e/ou avermelhada (presença de sangue), causada por cálculo ou pelo processo inflamatório, é um alerta para a procura de auxílio médico e início do tratamento, conforme o diagnóstico.

“Quando a infecção urinária baixa (cistite) não é tratada de forma adequada, ela pode se agravar e causar outras complicações, como a infecção dos rins, levando a um quadro mais grave e, até mesmo, evoluindo para uma septicemia/sepse (infecção generalizada)”, comenta o Dr. Daniel.

Uma infecção grave que atinge os rins e pode levar a perda aguda da função renal ou causar cicatrizes, levando a perda total da função. Por isso, é muito importante se atentar aos sinais e possíveis sintomas.

Como prevenir?

Com ações simples no dia a dia é possível diminuir quadros de infecção urinária. Confira algumas dicas:

– Ingerir bastante líquidos;
– Dieta saudável;
– Tratar a constipação intestinal;
– Tratar casos de incontinência;
– Urinar sempre antes de deitar;
– Urinar após as relações sexuais;
– Cuidar de doenças da próstata;
– Controle adequado da diabetes;

Cuide da sua saúde e não deixe de fazer acompanhamento médico com regularidade. O Hospital Dom Alvarenga está preparado para atender você com segurança e conforto.

Agende sua consulta

Fonte: Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701

Publicado em: 6 de outubro de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais