Janeiro Branco: Cuide da sua Saúde Mental
A campanha Janeiro Branco é dedicada aos cuidados com a saúde mental e emocional, estimulando a prevenção o ano inteiro e reforçando a atenção e reflexão sobre o tema.
Quando devo dar atenção à saúde mental?
A verdade é: sempre! Porém, alguns sintomas podem indicar sinais mais evidentes que está na hora de dar uma pausa e refletir. Ansiedade, desanimo, alteração de humor, cansaço, sonolência, preocupação e estresse, são alguns sintomas. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O corpo sempre fala. Não é preciso estar com algum problema emocional ou em tratamento psiquiátrico ou psicológico para cuidar da saúde da mente, pois ela está ligada diretamente a qualidade de vida. Porém, existe muito tabu em torno desse tema, ainda que seja cada vez mais recorrente nos debates.
A nossa existência depende de uma relação equilibrada entre corpo e mente, por isso cuidar da saúde mental é muito importante, para melhorar a qualidade de vida e a prevenção de doenças, e assim ter uma vida saudável e ativa. Não existe receita pronta para cuidar da mente e equilibrar as emoções, é um esforço diário de exercícios e práticas que vão se moldando. É uma construção permanente. Os problemas existem e vão existir, mas o adoecimento se apresenta quando não é possível lidar com eles. Adote medidas que vão contribuir para o cuidado com a mente. Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
– Conheça suas possibilidades: não coloque muita pressão e exigência em você. Analise de forma crítica quais são suas possibilidades para alcançar metas e objetivos. Faça o que pode ser feito e evite às frustações.
– Quebre obstáculos: as relações possuem barreiras e dificuldades, mas busque superá-las e desconstruir possíveis empecilhos com a família, amigos e no trabalho, por exemplo. Construa novos modos de agir e pensar.
– Pratique o autocuidado: olhe para si com cuidado e respeito, tanto para seu corpo como para sua mente, busque ações que tragam bem-estar e autoestima. Praticar o autocuidado é entender como suas emoções funcionam e até onde você pode ir.
Desconecte-se, tenha bons relacionamentos, cultive momentos de lazer e procure dormir bem. Caso você perceba que não está bem emocionalmente e não consegue cuidar da sua saúde mental, procure a assistência de um profissional especializado. Não fique sem ajuda.
Fonte: Mayra de Almeida Ribeiro, Psicóloga, do Hospital Dom Alvarenga.
Publicado em: 12 de janeiro de 2023