Voltar

Janeiro Roxo: Conscientização e Combate à Hanseníase

Janeiro Roxo é uma campanha de prevenção à Hanseníase, doença que ataca a pele e os nervos. Segundo informação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), são detectados cerca de 30 mil novos casos, por ano, da doença no Brasil. Um número preocupante que merece atenção da sociedade e das autoridades para o aperfeiçoamento de medidas de combate, diagnóstico precoce e tratamento.

A Hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e possui duas formas: multibacilar e paucibacilar. Sua transmissão acontece pelo ar, principalmente em situações de contato próximo, e apesar de boa parte da população conseguir se defender naturalmente da doença, cerca 10% não consegue desenvolver os mecanismos de proteção.

Alguns sinais e sintomas que a doença apresenta:

• Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
• Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos
• Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração
• Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações
• Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés
• Caroços no corpo
• Pele seca
• Olhos ressecados
• Feridas, sangramento e ressecamento no nariz
• Febre e mal-estar geral

O tratamento é realizado com antibióticos que tornam o paciente incapaz de transmitir a doença, porém, não revertem o dano neural quando o paciente já está com muitas alterações de sensibilidade e motoras. Contudo, é fundamental o tratamento de maneira regular para impedir o retorno da doença.

A prevenção da Hanseníase começa no olhar a pele com cuidado e, em caso de alteração, procurar ajuda médica, preferencialmente um médico dermatologista. Lembrando que o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para evitar sequelas e a transmissão.

A Hanseníase ainda é uma doença carregada de preconceito, por conta das suas características e sequelas (nos casos em que não há o tratamento correto). A campanha Janeiro Roxo visa justamente abordar o tema, a importância de ser diagnosticada e tratada, além de informar e prevenir a sociedade, contribuindo no combate ao preconceito.

Busque informações seguras e não deixe de cuidar da sua saúde. O Hospital Dom Alvarenga possui a especialidade de dermatologia, e uma equipe preparada para atender você.

Publicado em: 30 de janeiro de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais