Voltar

O aumento da próstata precisa de acompanhamento

Embora o câncer de próstata seja a doença mais temida, outras complicações também podem afetar a próstata, como a Hiperplasia Benigna Prostática (HBP).

A Hiperplasia Benigna da Próstata é um aumento do volume da próstata que faz ela obstruir a passagem da urina, dificultando a micção. Acomete a maioria dos homens com o envelhecimento, e não configura um tipo de câncer. Ela atinge cerca de 25% dos homens entre 40 e 49 anos e 80% entre 70 e 80 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Apesar de não haver uma causa específica para a doença, alguns fatores podem ser considerados, como:

– Idade (homens com mais de 50 anos têm aumento de risco);

– Alterações hormonais (testosterona);

– Dieta rica em gorduras;

– Histórico familiar (homens com histórico na família têm prevalência quatro vezes maior de desenvolver a condição).

Nem todos os portadores de HPB apresentam sintomas inicialmente. Mas, com o crescimento da próstata eles podem surgir, gerando o bloqueio do fluxo da urina e causando dificuldade para urinar. Com isso, o homem pode demorar para iniciar a micção, ter a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e a necessidade de urinar com mais frequência e durante a noite. Também pode ocorrer a vontade de urinar com mais urgência (de repente e não aos poucos), diminuição do volume e força do jato urinário e gotejamento ao final da micção.

Por isso, ao sentir os primeiros sintomas, é importante procurar um médico urologista, pois ele irá avaliar se a próstata está aumentada. O tratamento da hiperplasia benigna da próstata pode ser medicamentoso, em casos leves e moderados, ou cirúrgico, com procedimentos pouco invasivos, para quando o tratamento mais conservador não tenha mais efeito.

A hiperplasia benigna da próstata é uma doença progressiva e quando não tratada pode acarretar em outros problemas, como a infecção urinária, incontinência e até falência da bexiga (bexiga fraca), levando a danos irreversíveis no sistema urinário.

“A hiperplasia pode trazer muito desconforto e afetar o sistema urinário, piorando a qualidade de vida do paciente. Por isso, a melhor maneira de evitar a doença é com prevenção, consultando um urologista regularmente e realizando os exames preventivos. Para se ter uma ideia, é recomendado que homens, a partir dos 50 anos, tenham consultas regulares com o urologista, pelo menos 1 vez ao ano”, reforça o Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701, urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Vale lembrar…

Que a próstata está localizada abaixo da bexiga. Ela também envolve uma parte da uretra e, devido a essa localização, quando a próstata aumenta, a bexiga e a uretra são “comprimidas”. Essa condição explica os problemas urinários relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HPB).

A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças e garantir uma vida mais saudável. Conte com o Dom Alvarenga no cuidado com a sua saúde. Temos uma equipe preparada para atender você.

Agende sua consulta no link: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/

Fonte: Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701, urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 4 de agosto de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais