Voltar

O câncer de ovário é muito comum nas mulheres. Saiba mais!

O câncer de ovário é uma doença que merece bastante atenção, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer de colo do útero. É o tipo mais letal por ser silencioso, já que seus sinais e sintomas geralmente aparecem em estágios mais avançados.

Os fatores de risco para o câncer de ovário são características importantes que quando associadas, podem indicar a necessidade de acompanhamento. Veja quais são:

– Menarca (menstruação) precoce, normalmente antes dos 12 anos
– Menopausa tardia
– Idade (o câncer de ovário é comumente mais encontrado em mulheres com mais de 50 anos)
– Não ter tido nenhum filho
– Obesidade
– Histórico genético
– Histórico familiar de câncer de ovário, mama ou colorretal.

“O câncer de ovário não costuma apresentar sintomas iniciais, o que leva a mulher a não desconfiar da doença. Por isso, é muito importante que a mulher conheça seu corpo e fique atenta a possíveis sinais e sintomas, como a dor pélvica, inchaço abdominal principalmente logo após as refeições, perda de apetite e alterações no ciclo menstrual”, explica o cirurgião oncológico do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Tomas Coelho.

O diagnóstico precoce é possível em parte dos casos, já que seus sintomas aparecem tardiamente, reforçando a importância de saber dos possíveis sinais e procurar auxílio médico, caso suspeite de alguma alteração. Geralmente é diagnosticado por meio de exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada, e também por meio de biópsia.

O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio e do tipo de câncer. Nesse caso, após a avaliação médica será indicado o melhor tratamento.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a chance de sucesso no tratamento e cura. Além disso, é importante realizar exames de rotina para detectar precocemente qualquer alteração nos ovários.

Faça seu acompanhamento de rotina aqui no Dom Alvarenga. Nossa equipe é multiprofissional e está preparada para atender você.

Agende sua consulta aqui.

Fonte: Dr. Tomas Coelho, CRM 165731/RQE 90187, cirurgião oncológico do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 6 de maio de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais