Voltar

O que é a Andropausa?

A queda nos hormônios androgênicos, dentre eles da testosterona, é um processo natural do envelhecimento masculino. A Andropausa é a diminuição desses hormônios, que começam a reduzir após os 40 anos de idade e, depois dos 60, pode-se ter um quadro clínico mais evidente. Essa redução ocasiona mudança de humor e perda da energia, da libido e da agilidade física.

A Andropausa afeta a saúde do homem e também sua qualidade de vida, pois acontece justamente em um momento de questionamento sobre valores, realizações e objetivos de vida. Muitas vezes, é difícil perceber que essas mudanças estão relacionadas às questões hormonais e não condições externas.
Mudanças no estilo de vida podem melhorar os níveis de testosterona, como praticar exercícios físicos, ter uma boa qualidade no sono, alimentação mais equilibrada e redução nos níveis de estresse. Quando não existe resposta para a produção natural de testosterona com as medidas de um novo estilo de vida, a reposição pode ser feita com injeções ou comprimidos, de acordo com a necessidade do paciente e orientação médica. É importante reforçar que a reposição de testosterona é indicada para homens com sinais e sintomas de sua deficiência, após a confirmação dos níveis baixos deste hormônio e que não apresentem contraindicação para seu uso.

Para manter uma vida saudável e evitar os efeitos da andropausa, é essencial que os homens visitem regularmente um médico para acompanhamento de sua saúde.

O Hospital Dom Alvarenga possui uma equipe multidisciplinar preparada para atender você, e um Centro de Diagnósticos para realização de exames. Também somos acreditados com o selo “Hospital Amigo do Idoso”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo referência na assistência do idoso.

Fonte: Doutor, Renato Ngan Pazini, Médico Geriatra e Diretor Clínico, do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 13 de março de 2023

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais