Voltar

O que é e para que serve a Ecoendoscopia?

A Ecoendoscopia, também conhecida como ultrassonografia endoscópica, é um procedimento médico que combina em um único aparelho a endoscopia com a ultrassonografia. O exame permite que os médicos visualizem e obtenham imagens detalhadas do tubo digestivo (faringe, esôfago e estomago), além das estruturas auxiliares do sistema digestivo (fígado, pâncreas e vias biliares).

O exame é realizado por um vídeoendoscópio flexível, equipado com uma sonda (transdutor) de ultrassom acoplada à ponta do endoscópio e inserido no corpo do paciente. O ecoendoscópio pode ser introduzido através da boca (Ecoendoscopia Alta), para avaliação do esôfago, estômago, duodeno, vias biliares e pâncreas; ou pelo ânus (Ecoendoscopia Baixa), para avaliação do cólon e reto. Isso permite a visualização de imagens detalhadas das diversas camadas da parede do tubo digestivo em toda a sua espessura, bem como avaliar em profundidade outras estruturas vizinhas do aparelho digestivo, incluindo gânglios linfáticos, vasos sanguíneos, o mediastino, pulmões, fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. Além de obter informações sobre a extensão de tumores, identificar anormalidades e guiar procedimentos terapêuticos, como a aspiração de líquido ou tecido para biópsia.

A ecoendoscopia é considerada uma técnica minimamente invasiva e pode fornecer informações importantes para o diagnóstico e tratamento de várias condições médicas como câncer digestivo ou do trato respiratório, doenças do pâncreas, doenças biliares, entre outras.

Confira as principais indicações:

– Avaliação das lesões subepiteliais do esôfago, estômago, duodeno, cólon e reto
– Estadiamento de tumores do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, duodeno, papila duodenal, pâncreas e reto)
– Avaliação e punção de linfonodos
– Avaliação e punção de tumores neuroendócrinos
– Avaliação e punção de cistos e massas pancreáticas
– Avaliação de pancreatite crônica
– Pesquisa de microlitíase da via biliar
– Avaliação de endometriose intestinal
– Avaliação e seguimento de linfoma MALT

O Hospital Dom Alvarenga possui um Centro de Diagnósticos com uma estrutura adequada para a realização do exame, e uma equipe multiprofissional preparada para atender você com segurança e conforto. O procedimento é feito em ambiente hospitalar, garantindo que o paciente tenha todos os cuidados necessários.

Agende sua consulta ou exame, no link: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/

Fonte: Dr. Marcos Lera, CRM 98113/RQE 46966, especialista em Ecoendoscopia do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 17 de janeiro de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais