O que é Toxina Botulínica?

Toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. O primeiro contato desta toxina com a população ocorreu com os surtos de botulismo, que aconteceram de forma endêmica na Europa, nos séculos dezessete e dezoito.
O botulismo é caraterizado por: boca seca, aumento do tamanho pupilar, paralisia dos músculos cranianos e progressão em direção aos músculos de membros inferiores. Acomete músculos respiratórios e pode ser fatal sem tratamento. Paradoxalmente, a doença permitiu estudar melhor os efeitos da toxina produzida pela bactéria, e posteriormente indicar seu uso para tratamento de outras condições, algo que é muito comum na medicina.
A toxina botulínica é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (como pés de galinha), região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela). Além disso, também é uma ferramenta essencial no tratamento de diversas doenças neurológicas.
“A toxina botulínica leva ao enfraquecimento muscular nos músculos aplicados, ou seja, ela reduz a contração muscular do local aplicado, atuando como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas”, explica o médico neurologista, do Hospital Dom Alvarenga, doutor Guilherme Baldivia, CRM 197053/RQE 98601.
No tratamento de doenças neurológicas, suas principais indicações são:
– Distonias: como a distonia cervical e distonia do músico.
– Câimbra do escrivão: ocorre alteração na caligrafia quando submetido a escrita.
– Espasmo facial: são contrações involuntárias e intermitentes dos músculos de um lado da face.
– Blefaroespasmo: leva ao fechamento involuntário dos olhos.
– Usado para glândulas: hiperhidrose e no aumento da salivação (neste caso, pode contribuir com menor número de aspirações da região oral, em pacientes com hipersalivação decorrente de demências, por exemplo).
“O tratamento envolve injeção em quantidades pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los. A terapia atual é tolerável, rápida e com mínima recuperação. No entanto, a toxina botulínica deve ser recomendada por um profissional especializado, que após avaliação irá direcionar o tratamento adequado para cada caso”, comenta o doutor Guilherme Baldivia.
O Hospital Dom Alvarenga realiza o procedimento com toxina botulínica, mediante consulta ambulatorial com médico especialista, e está preparado para cuidar de você com uma equipe multidisciplinar.
Agende sua consulta online, no link: https://alvarenga.org.br/agendamento-online/
Fonte: Doutor Gilherme Baldivia CRM 197053/RQE 98601, Neurologista, do Hospital Dom Alvarenga.
Publicado em: 6 de março de 2023