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Oito passos para manter a saúde em dia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus o cuidado com a saúde se tornou protagonista na vida de centenas de pessoas. Hábitos simples, como lavar as mãos, ganharam ainda mais importância. Mas, além do coronavírus, existem diversas outras doenças que precisam de atenção, como a diabetes e a hipertensão.

Como você está cuidando da sua saúde? No mês em que celebramos o Dia Mundial da Saúde, separamos oito dicas simples para que você mantenha a sua saúde sempre em dia. Confira:

1. Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas só traz benefícios para o corpo: melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, os exercícios trabalham diversas partes do corpo, ajudando a melhorar o tratamento de doenças como a osteoporose.

2.Opte por alimentos saudáveis

A alimentação saudável está diretamente ligada a prática de atividades físicas, pois não adianta fazer exercícios e continuar ingerindo alimentos gordurosos ou industrializados em excesso. Comer bem significa ingerir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Além disso, é muito importante não pular nenhuma refeição ao longo do dia.

3. Beba água

Você já conhece essa receita: o ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia. A hidratação ajuda no bom funcionamento do corpo e do intestino, a pele fica mais bonita, previne o aparecimento de pedras nos rins e aumenta a resistência física. Para criar o hábito de beber mais água deixe sempre uma garrafinha com água próxima de você, durante todo dia.

4. Durma bem

Ver uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias e começar o dia bem. Além disso, dormir bem faz com que o metabolismo funcione melhor, reduz o estresse, melhora o humor, a sociabilidade e a concentração. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.

5. Não fume

O consumo do tabaco é responsável pelo aparecimento de cerca de 50 tipos de doenças, inclusive o câncer. O hábito de fumar só traz prejuízos à saúde, como redução do olfato e paladar e envelhecimento precoce da pele. Com dedicação e ajuda médica é possível parar de fumar. Procure ajuda de um especialista.

6. Proteja-se contra a COVID-19

Os cuidados para prevenir o novo coronavírus são muito importantes e não podem ser deixados de lado. Não se esqueça de higienizar muito bem as mãos, com água e sabão ou álcool em gel, usar máscara sempre que precisar sair e manter o distanciamento social. Se você estiver sentindo algum sintoma gripal, como dor de cabeça ou de garganta e febre procure uma assistência médica.

7. Atenção à saúde mental

Devido a pandemia da COVID-19 a atenção à saúde mental ficou ainda mais em evidência, por isso precisamos nos atentar a ela: planeje uma rotina (mesmo que você esteja dentro de casa), faça coisas prazerosas, mantenha contato com amigos e familiares (mesmo à distância) e procure ajuda de um profissional, se necessário.

8. Mantenha acompanhamento médico regular

O acompanhamento médico regular e a realização de exames garantem a boa manutenção da saúde. É possível diagnosticar doenças precocemente, identificar o mal funcionamento do organismo e outros problemas de saúde. O ideal é se consultar com um especialista pelo menos uma vez ano.

As equipes do Hospital Dom Alvarenga estão preparadas para atendê-lo sempre que o cuidado com a sua saúde se fizer necessário.

Fonte: Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico do Hospital Dom Alvarenga. (@drcesarbuchalla)

Publicado em: 23 de abril de 2021

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