Voltar

Os benefícios da atividade física na terceira idade

Praticar atividade física na terceira idade proporciona benefícios físicos, sociais e psicológicos.

Um dos principais motivos para o envelhecimento sem saúde é o quadro de sarcopenia, que é um processo de perda da massa muscular, que se inicia desde os 30 anos, acontecendo de maneira progressiva caso algumas medidas não sejam tomadas.

“Essa perda da massa muscular está diretamente correlacionada ao risco de quedas e à mortalidade, com associação a uma série de doenças, fazendo com o que o idoso se torne dependente. Por isso, a atividade física, aliada a boa alimentação se torna muito importante para evitar esse quadro ”. Explica o Dr. Renato Pazini, médico geriatra e diretor clínico do Hospital Dom Alvarenga.

Os benefícios da atividade física são muitos e não se limitam às questões físicas, uma vez que essa rotina trará mais interações sociais a pessoa, e esse convívio é muito importante para se evitar a reclusão social e depressão. Veja, alguns desses benefícios:

– Prevenção da sarcopenia;
– Melhora da força e resistência muscular, equilíbrio e coordenação motora;
– Aumento da mobilidade e da flexibilidade;
– Redução do risco de quedas;
– Melhora da capacidade cardiorrespiratória e controle da pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue;
– Redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e câncer;
– Melhora da saúde mental, com a redução do estresse, ansiedade e depressão;
– Melhora da qualidade do sono;
– Promoção da autonomia e independência.

“Recomenda-se que o idoso pratique ao menos 150 minutos por semana de forma moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana, mas é importante que antes de iniciar qualquer atividade física, consultar um médico para avaliar o estado de saúde da pessoa e indicar o melhor caminho”, orienta o Dr. Renato.

É muito importante que os idosos busquem por atividades que sejam prazerosas e se motivem a fazer, de acordo com as suas condições físicas. O que pode incluir: caminhada, corrida, musculação, dança, pilates, natação e hidroginástica.

A prática de exercícios regulares previne doenças, fortalece o sistema metabólico e contribui no prolongamento da expectativa de vida. É melhorar a qualidade de vida na terceira idade, com longevidade e saúde!

Conte com o Dom Alvarenga no cuidado com a sua saúde, temos uma equipe multidisciplinar preparada para atender você. Somos referência na assistência a pessoa idosa, sendo reconhecido com o Selo Hospital Amigo do Idoso.

Fonte: Dr. Renato Pazini, CRM 174255, geriatra e diretor clínico do Hospital Dom Alvarenga

Publicado em: 5 de abril de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais