Voltar

Pedalar faz bem para a saúde em qualquer idade

A bicicleta é uma velha conhecida da população. Para quem busca mais qualidade de vida ou precisa começar uma atividade física, mas não gosta da academia, ela pode se tornar uma grande aliada.

O cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Daniel Valadão Zabukas, destaca que andar de bicicleta só traz vantagens para a saúde. “Ao realizar esse tipo de atividade física o indivíduo consegue trabalhar diversas partes do corpo, como a pressão arterial, as articulações e a resistência”.

O especialista destaca outros benefícios que andar de bicicleta pode trazer para a saúde.

Emagrecimento: andar de bicicleta acelera o metabolismo e consequentemente a queima de gordura é mais rápida.

Ajuda na resistência muscular: a prática constante da atividade física ajuda na resistência muscular, visto que o ciclismo exige muita força dos músculos e trabalha diversas partes do corpo.

Regula a pressão arterial: as artérias e veias também são tonificadas com a prática constante de pedalar. Isso faz com que a contração e o relaxamento delas fiquem mais rápidos, abaixando assim os níveis da pressão arterial.

Melhora a coordenação motora: andar de bicicleta envolve todo o corpo, por isso com a prática constante da atividade os reflexos ficam mais rápidos, melhorando assim a coordenação motora.

Auxilia na recuperação de lesões ósseas: pedalar é um exercício de baixo impacto, por isso contribui para a saúde das articulações. É uma atividade ideal para prevenir osteoporose.

Mas antes de sair pedalando por aí é necessário atenção e alguns cuidados. “O primeiro passo é fazer uma avaliação médica. Na hora de escolher a bicicleta verifique se o tamanho é o ideal para você e ajuste o banco na altura dos quadris e o guidom na altura do cotovelo. Comece aos poucos, cerca de 20 minutos, e vá aumentando o tempo e velocidade até a adaptação completa”, ressalta Dr. Daniel.

Escolha um tênis confortável e não se esqueça dos equipamentos de proteção, como o capacete e a máscara. Pedalar faz bem para a saúde em qualquer idade, aproveite!

Fonte: Dr. Daniel Valadão Zabukas, Diretor Clínico e Cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 22 de janeiro de 2021

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais