Voltar

Quem tem Artrose pode praticar exercício físico?

De forma resumida, podemos dizer que as pessoas com artrose podem praticar exercícios físicos. A atividade física deve ser planejada e regular, pois ela pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor das articulações afetadas pela artrose, melhorar a flexibilidade e reduzir a dor. Isso ocorre porque a circulação local ativa um processo anti-inflamatório, estimulando moléculas anti-inflamatórias e diminuindo as moléculas causadoras da dor.

Saiba como as pessoas com artrose podem melhorar seu quadro com a prática de exercícios físicos.

A artrose é uma doença degenerativa das articulações, caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste os ossos. Como resultado desse desgaste, as articulações ficam inflamadas, doloridas e rígidas. As principais consequências são a perda de mobilidade e as dores nas articulações, principalmente na coluna, joelhos, quadris e mãos. Por isso, para quem tem artrose, praticar qualquer exercício físico parece ser impossível.

O ortopedista do Hospital Dom Alvarenga, Dr. William Martins, explica que praticar atividade física tem muito mais benefícios do que o contrário, “o fortalecimento da musculatura contribui na proteção ao movimento e evita o desgaste da cartilagem, além de melhorar outras questões relacionadas à artrose”.

Geralmente, as melhores opções de exercícios são os que não sobrecarregam a articulação, como a musculação, natação, hidroginástica e o pilates. Contudo, é muito importante que a atividade seja planejada, pois existem algumas variáveis que são avaliadas pelo médico durante o acompanhamento. Além disso, o grau da artrose e os sintomas relatados pelo paciente influenciam no momento da indicação do treino ou prática.

As dores e os incômodos causados pela condição geram medo, insegurança e desanimo, tornando a vida do paciente mais limitada. Porém, isso não deve ser um empecilho na busca por uma vida mais saudável e com qualidade. Com o acompanhamento correto, é possível levar uma vida mais leve e fortalecida.

O tratamento da artrose inclui um processo de reabilitação para alívio da dor, fisioterapia, medicamentos, técnicas de infiltração articular e até cirurgia, dependendo do quadro e evolução da doença. Após, vem o período de fortalecimento, com a indicação de exercícios físicos, como a musculação e treino funcional. Conforme, a pessoa vai se adaptando aos treinos e conseguindo controlar a dor, ela vai progredindo no quadro e conquistando mais saúde e qualidade de vida. Caso ainda sinta algum sintoma ou dor, é necessário passar por uma nova avaliação e liberação médica.

“O tratamento para artrose possui vários procedimentos para auxiliar no controle dos sintomas e da dor, e um deles é a atividade física. O mais importante é praticar algum exercício físico e não desistir. Com o acompanhamento médico adequado, o benefício da atividade física é enorme”, completa o Dr. William.

O Hospital Dom Alvarenga possui atendimento completo em Ortopedia, com uma equipe multidisciplinar preparada para atender você.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas.

Fonte: Dr. William Martins Ferreira, CRM 87860/RQE 82337, Ortopedista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 4 de julho de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais