Voltar

Reduza o consumo de gorduras saturadas

As gorduras saturadas estão presentes em grande parte dos alimentos, como por exemplo carnes, requeijão e chocolate ao leite. Quem consome alimentos ricos em gorduras saturadas têm mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares e aumentar os níveis de colesterol. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo devido a doenças cardiovasculares. O Brasil registra cerca de 350 mil mortes por ano.

No entanto a cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Lucimar Borges, destaca que os alimentos que contém a gordura saturada não devem ser retirados totalmente do cardápio. “Alimentos como a carne por exemplo são ricos em proteínas, ferro e vitamina B12 e não devem ser excluídos totalmente. O ideal é que a ingestão de gordura saturada não ultrapasse 10% do valor calórico. O lema é consumir com consciência”.

Gordura saturada x gordura trans

Os dois tipos de gordura causam malefícios à saúde, mas a gordura saturada, quando consumida corretamente, ajuda a reduzir os níveos de colesterol LDL e são fontes de vitamina E. De acordo com a Anvisa, a gordura trans não traz nenhum benefício para a saúde e aumenta os níveis de colesterol. Ela está presente principalmente em alimentos industrializados, como as margarinas, sorvetes e pratos congelados.

Gordura insaturada: consuma com moderação

Manter uma alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde, mas é preciso ter atenção aos excessos. A Dra. Lucimar destaca que as gorduras insaturadas, conhecidas como “gorduras boas”, também podem causar danos à saúde. “A gordura insaturada é encontrada em alimentos como o azeite de oliva, óleo de milho e salmão, mas exagerar na fritura, mesmo com óleos saudáveis, pode causar aumento no peso”, ressalta a especialista.

Para se manter longe das doenças cardiovasculares é necessário ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais, vitaminas e omgea-3, e de preferência longe dos alimentos ricos em gorduras. Sua saúde agrade.

Fonte: Dra. Lucimar Borges, Gerente de Práticas Assistenciais e Cardiologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 12 de novembro de 2020

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais