Voltar

Seis dicas para manter a saúde do coração em dia

Você sabia que as doenças cardiovasculares são as que mais matam em todo o mundo? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 17 milhões de pessoas no mundo morrem de alguma doença cardiovascular todos os anos, no Brasil são aproximadamente 300 mil óbitos.

Em muitos casos o aparecimento das doenças cardiovasculares está relacionado a maus hábitos de vida, como sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de gordura e álcool.

O coordenador do setor de Cardiologista do Hospital Dom Alvarenga, Dr. André Brambilla, listou seis dicas para você manter a saúde do seu coração em dia. Confira:

1. Cuide da sua alimentação:

O alto consumo de alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas prejudica a saúde do coração, além de ascender o alerta para outras doenças, como a diabetes e a hipertensão. Prefira alimentos saudáveis com baixo teor de gordura.

2. Pratique exercícios:

A prática de atividades físicas é fundamental para que o coração funcione melhor, para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Vale de tudo: subir escadas no trabalho, caminhar ou correr no parque, ir à academia ou andar de bicicleta. Mexa o seu corpo!

3. Atenção ao seu peso:

O sobrepeso dificulta a capacidade do coração em bombear o sangue, fazendo com que ele precise de mais força. Além disso, a obesidade pode ocasionar doenças como a pressão alta, diabetes e colesterol alto. Por isso, realizar o controle do peso é de extrema importância, pois pessoas com sobrepeso, mesmo saudáveis, correm o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares.

4. Controle a sua pressão:

É muito importante verificar regularmente os níveis da pressão arterial, pois dessa forma é possível realizar o diagnóstico precoce de hipertensão e controlar a doença. A pressão alta é uma doença silenciosa e que pode ocasionar doenças graves, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Algumas ações ajudam a controla-la, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e controlar o peso.

5. Cuidado com o consumo de bebidas alcóolicas:

A ingestão de álcool em grande quantidade pode prejudicar a saúde como um todo, mas principalmente a do coração que fica com a musculatura enfraquecida, devido ao aumento da pressão arterial.

6. Consulte um médico regularmente:

O cuidado com a saúde do coração começa com a prevenção, por isso é importante procurar um cardiologista regularmente e realizar exames preventivos. Dessa forma, é possível evitar ou controlar as doenças cardiovasculares, garantindo assim melhor qualidade de vida.

 

O Dom Alvarenga conta com uma equipe de cardiologistas altamente qualificada para atender você, além de um centro de diagnósticos para a realização de exames. A saúde do seu coração não pode esperar.

Fonte: Dr. André Brambilla, Coordenador do setor de Cardiologia do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 2 de junho de 2022

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais