Tudo o que você precisa saber sobre câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é uma das principais preocupações em saúde da mulher. Acompanhe para saber informações importantes sobre essa doença e se conscientizar da importância de cuidar da saúde ginecológica.
Você sabia?
O câncer de colo do útero é um dos tipos mais comuns de câncer entre mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), milhares de novos casos são diagnosticados anualmente. Apesar da gravidade da doença, com a conscientização e a prevenção, é possível reduzir significativamente sua incidência e mortalidade. Quando diagnosticado precocemente este tipo de câncer tem grandes chances de cura.
O câncer de colo do útero se desenvolve no colo uterino, que é a parte inferior do útero e se conecta à vagina, ele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células. A principal causa da doença está associada à infecção pelo papilomavírus humano (HPV), vírus transmitido na relação sexual. Esse vírus pode causar lesões que podem evoluiu para o câncer, se não tratadas ao longo dos anos.
“No início da doença, a maioria das mulheres não sentem nada, mas com a evolução da doença e aumento do tumor, podem aparecer sangramentos fora do período menstrual ou após as relações sexuais, dor pélvica e corrimento vaginal, e esses sintomas são também comuns a outras doenças ginecológicas. Por isso, é muito importante a vacinação contra o HPV e a realização do exame de Papanicolau, além disso caso apresente algum desses sintomas, procure um médico para melhor avaliação”, explica a médica oncologista clínica do Hospital Dom Alvarenga, Dra. Janaina Pontes.
A prevenção e diagnóstico precoce é fundamental:
O diagnóstico do câncer de colo do útero pode ser realizado por meio de exames de rastreio, como o Papanicolau (ou teste de colo do útero), que deve ser realizado a partir dos 25 anos ou conforme a orientação do médico. O exame contribui na detecção de alterações nas células do colo do útero antes que se tornem cancerosas.
A prevenção do câncer de colo do útero é possível e envolve: vacinação contra o HPV, exames de rotina (principalmente o Papanicolau), o uso de preservativos nas relações sexuais e evitar o tabagismo.
O tratamento do câncer de colo do útero depende do estágio da doença e da saúde geral da paciente. As opções de tratamento incluem a realização de cirurgia: pode envolver a remoção do colo do útero (conização), do útero (histerectomia) ou de tecidos adjacentes. Além disso, pode ser recomendada a terapia complementar com radioterapia ou quimioterapia.
“O câncer de colo do útero é uma doença evitável e curável quando diagnosticada precocemente. Por isso, realização regular de exames são essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce. Mantenha suas consultas, vacinas, exames e não deixe de cuidar da sua saúde”, reforça a Dra. Janaina Pontes.
Atendimento especializado no Hospital Dom Alvarenga
No Hospital Dom Alvarenga você conta com um serviço de Oncologia para realização do tratamento e acompanhamento do câncer, temos oncologista clínico que acompanha e avalia a necessidade do tratamento com quimioterapia, imunoterapia, anticorpos, terapia alvo, entre outros, e todos são realizados no hospital. Contamos ainda com o tratamento cirúrgico do câncer, com diversas equipes cirúrgicas especializadas.
Aqui você tem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar preparada para cuidar da saúde com segurança e acolhimento.
Para agendar uma consulta é só clicar aqui.
Fonte: Dra. Janaina Pontes, CRM SP 187146 RQE 66443, Oncologista do Hospital Dom Alvarenga.
Publicado em: 18 de novembro de 2024