Voltar

Você sabia que o tabagismo é uma doença crônica?

O tabagismo é um grande problema de saúde pública, responsável por cerca de 12% dos óbitos mundiais. A nicotina, presente nos produtos derivados do tabaco, é rapidamente absorvida pelo corpo e atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos após a inalação, proporcionando uma sensação de prazer e bem-estar, mas também trazendo graves consequências para a saúde.

O tabagismo é classificado como uma doença crônica e uma dependência química à nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades de saúde reconhecem o tabagismo como uma doença que afeta tanto a saúde física quanto mental. O vício em fumar pode resultar em várias complicações sérias, incluindo doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças respiratórias crônicas e derrame cerebral.

Nos últimos anos, dispositivos eletrônicos, conhecidos como “vapes” ou cigarros eletrônicos, têm se popularizado, especialmente entre os jovens, por oferecerem uma variedade de sabores e funcionarem a base de bateria. No entanto, esses dispositivos também contêm substâncias químicas e nicotina, que podem causar diversos danos ao organismo. É importante ressaltar que o uso de vapes é proibido no Brasil.
Uma das principais preocupações relacionadas ao vape é a EVALI: A “Doença do Vape”. EVALI (da sigla em inglês E-cigarette and Vaping Associated Lung Injury) é uma condição clínica identificada em usuários de dispositivos eletrônicos para fumar. Os principais sintomas incluem dispneia, tosse, dor torácica, febre, calafrios, diarreia, náusea, vômitos e dor abdominal. A causa exata ainda é desconhecida, mas o acetato de vitamina E foi identificado como um possível causador.

“É fundamental entender que, embora o ideal seja não fumar, existe tratamento para quem deseja parar e o mais importante é: buscar ajuda e aceitar o tratamento”, enfatiza o Dr. Renato Pazini, diretor-clínico do Hospital Dom Alvarenga e médico especialista em clínica médica e geriatria.

Quanto mais cedo você buscar ajuda, menores serão os danos a longo prazo.

No Hospital Dom Alvarenga, estamos comprometidos com o cuidado da sua saúde. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Dr. Renato Pazini, CRM 174255, geriatra e diretor clínico do Hospital Dom Alvarenga

Publicado em: 29 de agosto de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais